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terça-feira, 23 de março de 2010

Setor corporativo mostra sua importância no combate ao aquecimento global com adesão à HORA DO PLANETA 2010.


Além das centenas de milhares de pessoas, das 1.942 cidades e 112 países que aderiram à Hora do Planeta 2010, até o momento, grandes corporações e empresas ao redor do mundo também darão um importante apoio ao movimento global no dia 27 de março, às 20h30.

No Brasil, a Hora do Planeta conta com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, do banco HSBC, da operadora de telefonia TIM e a rede de lojas Walmart. Além desses, a construtora Rossi também está apoiando o WWF-Brasil neste ato simbólico que irá apagar as luzes de diversos pontos do País, durante 60 minutos. As empresas brasileiras unem-se a um seleto grupo de corporações que está usando seu poder de comunicação para sensibilizar seus funcionários e a população mundial para a questão climática, entre elas podemos destacar Canon, Nokia Siemens Networks e Price Waterhouse Coopers são algumas empresas que estão mobilizando a sociedade e seus funcionários ao redor do mundo.

“O apoio dessas empresas à Hora do Planeta 2010 está sendo fundamental tanto para servir de exemplo ao mundo corporativo e mostrar que é preciso estar atento à questão climática, como para ampliarmos a divulgação do movimento no país. É uma grande satisfação tê-los como parceiros”, afirma Regina Cavini, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do WWF-Brasil.

HSBC: canções ambientais antes da Hora do Planeta

O banco HSBC - uma das principais instituições financeiras do mundo, com cerca de 8.500 escritórios em 86 países -, pretende, com sua adesão mundial à iniciativa, tornar-se uma inspiração para a mudança de comportamento e responsabilidade corporativa.
“O HSBC irá desligar as luzes em seus escritórios do mundo todo para enfatizar, aos nossos funcionários, clientes e público, a importância permanente de refletirmos sobre o consumo dos nossos recursos”, declarou o Coordenador de Sustentabilidade Corporativa do Grupo HSBC, Simon Martin.

A filial brasileira coordenará as ações do banco na América Latina. Pelo menos um edifício será apagado na Hora do Planeta em cada país em que o banco está presente. No Brasil, 12 prédios ligados ao banco em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba ficarão às escuras como marco das atividades da Hora do Planeta.

Além disso, na noite do sábado dia 27 de março o HSBC irá promover uma atividade aberta ao público para celebrar a Hora do Planeta e o apagar das luzes do Palácio Avenida, sede brasileira do banco em Curitiba. Durante o evento, o público curitibano poderá conferir canções brasileiras com temas ambientais entoadas pelo o Coral HSBC, formado só por crianças e , famoso por suas apresentações natalinas.

Coca-Cola: marketing pela causa

A Coca-Cola Global apagará as luzes em vários escritórios e fábricas espalhados pelo mundo e utilizará seu poder de ícone no marketing para aumentar a conscientização da sociedade sobre as mudanças climáticas.

No Brasil, além de ser um dos patrocinadores do evento, a empresa vai envolver no movimento global os 44 mil funcionários distribuídos por todas as regiões. Entre as ações propostas, está o incentivo para que todos desliguem as luzes de suas residências entre 20h30 e 21h30 do dia 27 de março e filmem o gesto. Posteriormente, cada gravação fará parte de um vídeo coletivo.


TIM: concurso cultural

Como patrocinadora oficial da Hora do Planeta no Brasil, a TIM colocou a sua infraestrutura de comunicação a serviço do movimento. A empresa promove uma ampla ação para angariar adeptos ao ato simbólico: está convidando, por meio do envio de mensagens de texto (SMS), seus 14 milhões de clientes a participarem da Hora do Planeta e a mostrarem que querem uma solução para o aquecimento global. A operadora também irá apagar as luzes de seus mobiliários urbanos e fachadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Belém e outras cidades.
Além do engajamento em favor da redução nas emissões de carbono e conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos, os clientes também podem ganhar um prêmio. Para isso, basta usarem a criatividade. Os autores das melhores imagens enviadas para o e-mail da promoção com o momento exato no qual as luzes forem apagadas ganharão aparelhos da linha de menor impacto ambiental da TIM.

Walmart: mobilização nos supermercados

A rede de lojas Wal-Mart adere à Hora do Planeta pelo segundo ano consecutivo e promete reduzir em 30% a iluminação das lojas nos salões de venda. As energias dos letreiros externos e internos, fachadas e eletrônicos de mostruário também serão diminuídas durante 60 minutos. Já a área administrativa das lojas, centros de distribuição e escritórios em todo o país ficarão totalmente sem luz.

“Nossas lojas são excelente canal para fazer com que a mensagem chegue à população. São mais de 2 milhões de pessoas passando pelas unidades todos os dias, sem contar fornecedores e funcionários, que, no nosso caso, são mais de 80.000”, diz Héctor Núñez, presidente do Walmart Brasil. A empresa também é responsável pelo evento Hora do Planeta em Porto Alegre e irá promover um jantar, somente para convidados, na noite do dia 27 de março.

Rossi: contagem regressiva para a Hora do Planeta

Uma das principais incorporadoras e construtoras brasileiras, a Rossi fará uma série de ações para apoiar o movimento a Hora do Planeta 2010. Funcionários, clientes, investidores, analistas, sócios e fornecedores receberão mensagens SMS e e-mails com pedido de adesão à causa. A empresa também vai distribuir banners e cartazes pelos escritórios e pontos-de-venda distribuídos no país.

“Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas e estimular a participação de todos que mantém relacionamento com a Rossi”, explica a gerente de Marketing Institucional, Vivian Cukier. O colaborador, de posse de um kit fornecido pela Rossi, também fará o papel de agente em sua comunidade. Ele terá cartaz para condomínio com uma mensagem de mobilização, selo da ação para carro, apito e vela. Na página oficial da construtora no Twitter, os seguidores acompanharão a contagem regressiva para a Hora do Planeta.

Ao redor do mundo

A lista de apoio corporativo ao evento não pára de crescer em todo o globo e as empresas estão incentivando seus funcionários, enquanto indivíduos, a se unirem a um bilhão de pessoas de todos os continentes que vão apagar as luzes durante uma hora, no dia 27 de março, a partir de 20h30.

As empresas destacam que, embora os esforços para a Hora do Planeta constituam um gesto simbólico, eles servem para enfatizar a necessidade crucial de se agir mais para frear o aumento médio da temperatura. Como exemplo, a Nokia Siemens Networks – gigante do setor de comunicações – pedirá que seus escritórios e clientes em todo o mundo “desliguem o interruptor”. O mesmo vale para a Price Waterhouse Coopers, que irá envolver os 163 mil funcionários no movimento.

“A implementação de práticas sustentáveis nos negócios não é apenas um imperativo ambiental; trata-se, também, de um imperativo comercial”, declarou o Diretor Executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley.

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