Breaking News

terça-feira, 4 de novembro de 2008

ELEIÇÕES AMERICANAS 2008

A mais longa e mais cara campanha eleitoral para a Presidência na história dos Estados Unidos termina nesta terça-feira com a abertura, em poucas horas, das urnas, num pleito que deve eleger o 44º mandatário do país. 

Os dois principais candidatos - o republicano, John McCain, e o democrata, Barack Obama - retornam aos Estados que representam no Senado para aguardar o resultado. McCain deve ir ao Arizona e Obama, ao Illinois. 

Um número recorde de americanos deve comparecer às urnas, adicionando seus votos aos 29 milhões já dados em votação antecipada.Apesar de alegações dos republicanos de que há indícios de que eles estão conquistando mais eleitores, a maioria das pesquisas de opinião dão a Obama a liderança, com sugestões de que ele pode ganhar os votos de Estados cruciais como Ohio e a Pensilvânia. 

Em um início de valor simbólico neste dia de eleição, resultados de uma votação antecipada no vilarejo de Dixville Notch, em New Hampshire, na costa leste dos Estados Unidos, indicaram que Obama derrotou o seu rival por 15 votos a seis. 

A cidade, que há 60 anos vem sendo a primeira do país a votar, abriu suas urnas à meia-noite, e o comparecimento do eleitorado foi de 100%. George W. Bush foi vitorioso em Dixville Notch em 2004, quando acabou se reelegendo presidente dos Estados Unidos. 

A expectativa é de que 130 milhões de americanos votem no mais alto comparecimento às urnas no país desde 1960. Maratona Os dois principais candidatos fizeram uma maratona de comícios nas últimas horas, viajando a nove Estados americanos nesta terça-feira. McCain começou o dia na Flórida, e viajou para os Estados de Tennessee, Pensilvânia, Indiana, Novo México e Nevada, em seu caminho para o Arizona. Obama, por sua vez, decidiu concentrar todas as suas forças em três Estados-chave - Flórida, Carolina do Norte e Virgínia - onde os republicanos venceram a disputa na última eleição presidencial, em 2004.

Nenhum comentário: