Breaking News

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SONDA ESPACIAL GOCE

Imagem: Agência Espacial Européia]

A sonda espacial Goce é uma das mais belas espaçonaves já construídas. A bordo, seis acelerômetros de alta sensibilidade vão medir os componentes do campo gravitacional terrestre em seus três eixos. Os dados coletados serão usados para a criação de um mapa de alta resolução do geóide, das anomalias gravitacionais e do interior da Terra.
Construída pela Agência Espacial Européia, a sonda tinha seu lançamento previsto para este mês de Setembro. O lançamento foi adiado por problemas técnicos, devendo ocorrer até o final do ano.
A sonda Goce ficará em uma órbita baixa, praticamente sincronizada com a posição do Sol. Seus equipamentos permitirão pela primeira vez a construção de um mapa que mostrará o formato preciso do nosso planeta.
Os dados coletados também trarão novos conhecimentos sobre a estrutura interna da Terra e darão novas informações para os estudos sobre o clima e sobre os oceanos, incluindo alterações no nível dos mares, circulação oceânica e dinâmica das coberturas de gelo.
Os pesquisadores esperam que os estudos gerem inúmeras aplicações em climatologia, oceanografia e geofísica, assim como em atividades de posicionamento global e geodética.

Nenhum comentário: