Breaking News

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Museu Goeldi faz atividades para comemorar 145º aniversário


Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado em Belém (PA), é palco de atividades que se concentram no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região. No dia 6 de outubro de 2011, o Museu Goeldi comemora não só os seus 145 anos de existência, mas também a participação da comunidade nesse contexto de pesquisa, ciência e tecnologia. Para isso, elaborou uma super programação, com seminários, trilhas e palestras, tudo para aproximar o público visitante dos resultados das pesquisas desta instituição.

Pesquisa ao alcance do público - Para começar, a programação traz o Seminário Internacional Múltiplos Olhares sobre a Zona Costeira de Países de Língua Portuguesa, que acontece no período de 4 a 6 de outubro, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi. Serão apresentados, nos três dias de seminário, os resultados das missões científicas que vêm se desenvolvendo desde 2008 nas zonas marítimas e estuarinas do Brasil, Moçambique e Portugal.

Na quarta-feita (5), a trilha Construindo Saberes Sobre a Biodiversidade da Amazônia, para professores e alunos do ensino fundamental e médio, ocorre no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. No dia 18, outra trilha para professores e alunos. Dessa vez é a Trilha Espécies ameaçadas de extinção.

Na data comemorativa de criação do Museu Goeldi, 6 de outubro, o Parque oferece o Museu Goeldi de Portas Aberta, evento que pretende aproximar os visitantes dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores do Museu. Conta com palestras, vídeos, exposições e possibilita um vasto contato com o conhecimento científico realizado por esta instituição. Nos dias 19 e 20, pesquisadores das áreas de Botânica, Zoologia, Ciências Humanas e Ciências da Terra e Ecologia apresentarão parte de seus trabalhos de pesquisa, além de exposições fotográficas. O horário de visitação é de 9h às 17h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi localizado na Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme.

Teatro, vídeos e palestras - No dia 12, o Programa Natureza acontece às 10h, no Parque do Museu. O Programa traz atividades lúdico-educativas sobre a ciência produzida no Museu Goeldi, por meio de teatro de fantoches e gincanas. No domingo (16), será apresentado um Vídeo-trilha sobre ambientes aquáticos. Na quarta feira (19), é a vez da palestra Impactos das Mudanças Climáticas na Biodiversidade, ministrada pelo Dr. Leandro Ferreira, ecólogo da Coordenação de Botânica do Museu e que acontece no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, do Parque Zoobotânico do MPEG.

A peça teatral “Quem fica com a mamãe?’ fruto do Projeto de Potencialização e Valorização do Saber do Idoso acontece no dia 21 de outubro, às 16h. O local da apresentação é o Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, com entrada pela Avenida Magalhães Barata.

Atividades que encerram a programação - Para terminar o mês de aniversário do Museu, no período de 21 a 25 de outubro será realizada a Olimpíada da Floresta Nacional de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), no município de Melgaço (PA). As atividades buscam promover o desenvolvimento sustentável da região e a democratização do conhecimento produzido sobre Caxiuanã para as comunidades. O Festival de Gastronomia Inteligente, também é outra atividade que encerra a programação de aniversário do MPEG e acontece no período de 25 a 30 de outubro, no Parque do Museu Goeldi.

Texto: Silvia de Souza Leão

Nenhum comentário: