Projeto iniciado em 2006 agora oferece consulta online a todos os interessados
São José dos Campos, 22 de agosto de 2009 – Como parte do processo de resgate da sua memória histórica no ano em que completa 40 anos, a Embraer lança o portal Centro Histórico Embraer (www.CentroHistoricoEmbraer.com.br), que visa disponibilizar todo o acervo histórico da Empresa para consulta eletrônica.
O projeto Centro Histórico Embraer foi criado em 2006 e tem como objetivo principal o resgate, a preservação e a divulgação da história da Empresa e também da indústria aeronáutica brasileira e mundial. Em agosto de 2007, foi concluída a construção de duas áreas: uma expositiva, para a visita de clientes, autoridades e empregados; e outra destinada ao tratamento, guarda e gestão do acervo, ambas localizadas na sede da Empresa, em São José dos Campos.
Todo o conteúdo histórico acumulado desde então está agora disponível online por meio do novo portal para consulta de entusiastas, aficionados, pesquisadores, jornalistas e público geral.
“Uma empresa que não preserva a sua própria história não valoriza o seu passado”, disse Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “Por meio de diversas iniciativas, tais como o lançamento do portal Centro Histórico Embraer e a recuperação de aeronaves antigas, a Embraer coloca à disposição da sociedade a história da indústria aeronáutica brasileira e, em particular, dos 40 anos de criação da Empresa.”
A área expositiva do Centro Histórico Embraer ocupa um espaço de cerca de 300 metros quadrados no hangar F-300 e conta com mais de 800 itens em seu acervo, incluindo vídeos, premiações e documentos importantes, como o martelo do leilão de privatização da Embraer, ocorrido em dezembro de 1994. Parte do material exposto foi gentilmente cedido por empregados, ex-empregados e familiares, que conscientemente contribuíram para a preservação da memória da Empresa.
Por meio do novo portal, o público poderá navegar pela história da Embraer, relembrar acontecimentos marcantes e, inclusive, fazer uma visita virtual ao Centro Histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário