Breaking News

terça-feira, 21 de abril de 2009

FOTOGRAFIAS REVELAM OS TALENTOS CONTEMPORÂNEOS DO RIO GRANDE DO NORTE NA CAIXA CULTURAL SP

O público de São Paulo terá oportunidade de conhecer a fotografia contemporânea do Rio Grande do Norte na exposição “COLETIVO POTIGUAR Fotografia Contemporânea - Imagens da Esquina do Brasil”, que a CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) promoverá de 1° de maio a 14 de junho. A entrada é franca.

A mostra tem curadoria de Ricardo Junqueira e apresenta trabalhos de nove fotógrafos – entre eles, o próprio Junqueira - produzidos no período de 2000/2008 e aqui reunidos num projeto de pesquisa histórica e análise crítica sobre a produção fotográfica no Rio Grande do Norte.

Entre os fotógrafos convidados, há nomes consagrados dentro e fora do Brasil, como Numo Rama, Jean Lopes e José Frota, além de Erik van der Weijde, Karen Montenegro, Hugo Macedo, Max Pereira e Pablo Pinheiro.

Tendo como foco a fotografia autoral, a exposição abrange fotógrafos do Estado nordestino ou que tenham relação com ele cujos trabalhos possuem um percurso poético autêntico, formando assim um conjunto de imagens no qual se pode perceber uma diversidade de linguagens e estilos próprios. “Esta relação, assim como a geografia do trabalho nos dias de hoje, não precisa ser muito rígida. Por exemplo, nem todos os fotógrafos são do Rio Grande do Norte, nem todos estão vivendo aqui, mas de alguma maneira eles têm no trabalho algo do Estado”, explica o curador.

Ao mostrar um pouco do que tem sido feito no Rio Grande do Norte, a exposição oferece ao público em geral, fotógrafos profissionais e estudantes de fotografia a chance de ampliar este universo e abrir espaço para intensificar o diálogo fotográfico do país.

A exposição “COLETIVO POTIGUAR - Fotografia Contemporânea - Imagens da Esquina do Brasil” ficará em cartaz na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) de 1° de maio a 14 de junho. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo público através do telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Os fotógrafos

1- Ricardo Junqueira - vive em Natal desde 1996 e é fotógrafo desde 1979. Seu trabalho autoral valoriza a pesquisa de temas não convencionais, como as fotos desta mostra, que pertencem à série “Memória”. São imagens de negativos de fotos feitas em viagens, sem nenhuma pretensão a não ser a de registrar momentos em que estava "por aí" com uma maquina na mão.
www.ricardojunqueira.com.br , www.ricardojunqueira.blogspot.com , www.trilhaseoutroscaminhos.blogspot.com , www.expoquatromaos.blogspot.com

2- Jean Lopes - mora e trabalha em Assu e já ganhou vários prêmios em vários concursos de fotografia no Brasil e alguns no exterior. Tem um excelente trabalho em p/b, mas a principal característica de seu trabalho é o uso da cor.
www.jeanlopes.com.br

3 - Numo Rama - fotógrafo reconhecido dentro e fora do Brasil, ganhador do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, com várias exposições nacionais e internacionais no currículo. Depois de anos de experiência no exterior, fixou residência em Natal e tem feito uma fotografia documental conteudista, focando suas lentes em direção dos excluídos socialmente.
www.numorama.com.br

4 - José Frota - é paulista, está em Natal desde 2007 - a maior parte do trabalho foi realizada por aqui > ganhou o premio porto seguro e foi selecionado para algumas exposições muito importantes como Rumos (Itaú Cultural) e Programa de exposições do Centro cultural São Paulo, Coleção Pirelli MASP, entre outras

5 - Karen Montenegro - é de Alagoas, morou e se formou em Comunicação na Unp (Universidade Potiguar), onde começou a se interessar por fotografia. Vive atualmente no Rio de Janeiro.
http://karenmontenegro.carbonmade.com

6 - Max Pereira - é professor de fotografia no SENAC, fotógrafo premiado, com várias participações em salões de arte contemporânea.
www.maxp.carbonmade.com

7 - Erik van der Weijde - holandês, veio fazer intercâmbio em Natal, quando era adolescente, casou com uma potiguar e tem um filho, publicou um livro sobre a praia e as prostitutas de Natal. Passou dois anos fora e está voltando ao Estado.
www.erikvanderweijde.com

8 - Pablo Pinheiro - trabalha com fotografia publicitária e dá aula de fotografia na Unp. Seu trabalho na exposição é um ensaio intimista sobre a família.
www.pablopinheiro.com.br

9 - Hugo Macedo - trabalha com fotografia publicitária e ministra aulas, é de Parelhas e trabalha em Natal. Seu ensaio é sobre o bloco das Kengas.
www.hugomacedo.com.br

Serviço:
O quê: exposição “Coletivo Potiguar - Fotografia Contemporânea - Imagens da Esquina do Brasil”
Quando: de 1° de maio a 14 de junho
Onde: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111)
Quanto: entrada franca
Recomendação de faixa etária: livre
Abertura para imprensa e convidados: 30 de abril, às 19h30
Informações e inscrições para a palestra: (11) 3321-4400
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
www.caixa.gov.br/caixacultural
Acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais
Visitas monitoradas às exposições com agendamento

Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: