Breaking News

segunda-feira, 9 de março de 2009

MME monta 50 centros de acesso à internet para pequenos produtores minerais

Iniciativa faz parte do Programa Nacional de Extensionismo Mineral

Por meio do Programa Nacional de Extensionismo Mineral, a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia montou 50 telecentros minerais e centros de inclusão digital para atender o pequeno produtor mineral. A infraestrutura computacional oferecida pela SGM permitirá a esses produtores o acesso a informações contidas no Portal de Apoio ao Pequeno Produtor Mineral, o Pormin (www.pormin.gov.br).
Cada telecentro é equipado com uma rede de 11 computadores com acesso coletivo à internet. Por meio deles, é possível ter acesso a um imenso volume de informações técnicas, gerenciais e de mercado, aproximando empresários, cooperativas, associações, sindicatos, trabalhadores, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e a sociedade em geral. Podem candidatar-se aos telecentros minerais associações, cooperativas e sindicatos, instituições públicas e outras entidades sem fins lucrativos.
Já os centros de inclusão digital do pequeno produtor mineral têm a mesma função dos telecentros, com uma estrutura menor: um servidor, uma impressora e um GPS. Esses centros são localizados em prefeituras municipais cuja disponibilidade financeira e estrutura organizacional incipiente dos produtores não seriam suficientes para a manutenção de um telecentro mineral.
Para os próximos anos, a iniciativa será ampliada para inúmeros municípios, em todos os estados brasileiros, nos quais a mineração de pequeno porte é tem participação importante para a geração de trabalho e renda.

Objetivo
Elaborado e coordenado pela SGM, os conteúdos e interfaces do Pormin foram desenhados especialmente para atender às necessidades dos produtores minerais em pequena escala: métodos de lavra, recuperação ambiental, saúde e segurança do trabalhador, agregação de valor à produção mineral e ampliação do mercado de atuação dos pequenos mineradores.

Nenhum comentário: