Breaking News

segunda-feira, 9 de março de 2009

Brasil já é o terceiro maior produtor e consumidor mundial de biodiesel

Capacidade instalada de produção chega a 3,7 bilhões de litros

Em apenas um ano de obrigatoriedade da adição de biodiesel ao diesel, o Brasil já pode comemorar o fato de ser o terceiro maior produtor e consumidor de biodiesel do mundo com uma produção anual de 1,2 bilhão em 2008. A capacidade de produção do combustível alcançou, em janeiro, 3,7 bilhões de litros. Das 51 usinas instaladas no Brasil (dados de janeiro), 91% contam com o Selo Combustível Social.

A partir de um marco regulatório estável e de 13 leilões promovidos pelo governo federal nos três últimos anos, foi possível organizar a cadeia produtiva de forma a garantir o atendimento pleno do mercado com a geração de emprego e renda nas diferentes regiões do País. O sucesso do programa pode ser comprovado pelo aumento da mistura de 2% para 3% já a partir do segundo semestre de 2008, como forma de absorver o crescimento da produção registrado nos últimos anos.

O programa entra agora na fase de consolidação do mercado e da participação da agricultura familiar na produção das diferentes oleaginosas cultivadas no Brasil, visando o cumprimento ou mesmo a antecipação das próximas metas de ampliação da mistura. Atualmente está em análise a antecipação da mistura B4 para vigorar em meados deste ano. Também há a intenção do B5 ser antecipado de 2013 para 2010.

Mais uma vez, o Brasil reforça sua vocação de grande produtor de combustível limpo e renovável ao consolidar um programa que proporciona ganhos econômicos, sociais e ambientais ao País.

Etanol
Se em 2008 o Brasil consolidou sua liderança no mercado internacional de etanol e bateu o recorde de exportação com mais de 5 bilhões de litros. O preço médio de 2008 foi de US$ 0,48/litro, 20% superior ao praticado em janeiro de 2008.

O licenciamento de veículos flex-fuel representou 86,2% do total de veículos leves licenciados no Brasil em janeiro de 2009. Entre janeiro de 2003 e janeiro de 2009, foram comercializados 7,29 milhões de unidades e sua participação estimada na frota de veículos leves é 28%.

Nenhum comentário: