Breaking News

domingo, 13 de outubro de 2024

Revolucionando a assistência médica e o desenvolvimento econômico da Nigéria com drones autônomos

 Parceria pioneira entre o governo nigeriano e a Zipline lançada na AGNU.

Lagos – A Zipline, líder em entrega autônoma, está se unindo ao governo da Nigéria para transformar o acesso e a equidade na saúde usando entrega por drones para melhorar a infraestrutura do país, posicionando-o para superar barreiras ao crescimento econômico e ao desenvolvimento. 

Desde o lançamento na Nigéria em 2022, as aeronaves ecológicas e que economizam tempo da Zipline — projetadas para permitir o acesso de populações vulneráveis ​​e de difícil acesso — entregaram milhões de doses de vacinas, medicamentos essenciais e mais de 260 tipos de produtos de saúde para mais de 900 hospitais, unidades de saúde e pontos de coleta comunitários. Em toda a África, a Zipline investiu para construir infraestrutura local e capacidade humana, criando mais de 500 empregos locais em robótica, saúde, engenharia de software e disciplinas de negócios.

Em 26 de setembro, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a Zipline e o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social da Nigéria anunciarão um plano para implantar o serviço de entrega por drones da Zipline em todo o país para reduzir a mortalidade materna, a desnutrição, a malária e outros desafios de saúde intratáveis. Este projeto construirá um sistema de logística mais resiliente que permite o acesso a cuidados de saúde confiáveis ​​e de alta qualidade para uma parcela substancial da população não urbana do país e melhora a capacidade do sistema de saúde de responder a desastres e emergências.

A parceria visa criar uma estrutura de financiamento sustentável para atrair compromissos de financiadores globais de saúde, desenvolvimento econômico e clima para estabelecer infraestrutura autônoma de drones em todo o país em locais estrategicamente determinados e permitir a operação dessas redes de drones por meio de contratação, treinamento e capacitação de talentos locais.

A Gavi, a Vaccine Alliance, tem parceria com a Zipline desde 2016 e apoia programas de vacinação na Nigéria; a Elton John AIDS Foundation tem colaborado com a Zipline no Quênia desde 2022 para levar serviços de HIV para jovens adultos fora dos ambientes de saúde tradicionais. Juntos, eles estão semeando a visão para esta nova parceria na Nigéria ao entrarem como os primeiros financiadores . Isso ressalta seu comprometimento com abordagens inovadoras e colaborativas, usando mecanismos de financiamento criativos para transformar resultados de saúde para comunidades-chave, com foco em jovens.

“É esse tipo de parceria – que traz dezenas de milhões de dólares em investimento estrangeiro, transforma a Nigéria em uma potência global em IA e robótica e cria empregos do futuro para seus jovens – que remodelará a Nigéria e o mundo nos próximos anos”, disse o CEO e cofundador da Zipline, Keller Rinaudo Cliffton.

Desde que assumiu o cargo, o presidente Bola Ahmed Tinubu introduziu um pacote de reformas para melhorar a segurança da Nigéria, fortalecer os serviços públicos e impulsionar o ambiente de negócios. Em outubro de 2023, ele lançou a Iniciativa Presidencial para Desbloquear a Cadeia de Valor da Saúde (PVAC) para transformar o ecossistema de saúde do país. Sob a liderança do Coordenador Nacional Dr. Abdu Mukhtar, a PVAC está fazendo progressos para aumentar a fabricação local de saúde, reduzir o turismo médico e criar empregos de qualidade na nação.

“Este novo Memorando de Entendimento avançará dramaticamente as metas da PVAC”, disse o Ministro da Saúde e Bem-Estar Social da Nigéria, Dr. Muhammad Ali Pate, anteriormente Diretor Global de Saúde, Nutrição e População do Grupo Banco Mundial. “Escalar a infraestrutura da Zipline em todo o país pode digitalizar, modernizar, equalizar e aumentar a qualidade dos serviços de saúde disponíveis para todos os nigerianos, ao mesmo tempo em que impulsiona nosso país para uma nova era de prosperidade econômica, resiliência climática e liderança tecnológica global.”

Com seu sistema de logística de emissão zero, alimentado por IA e compromisso com a criação de empregos locais, a Zipline comprovadamente ajuda a superar obstáculos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em nenhum lugar os benefícios da entrega por drones sob demanda são mais aparentes do que na área da saúde, abrangidos pelo ODS 3. Hoje, nas áreas que a Zipline atende, um médico ou profissional de saúde comunitário pode obter sangue, vacinas, medicamentos e outros suprimentos médicos em apenas 10 minutos. 

O impacto das primeiras operações da Zipline nos resultados de saúde na África foi impressionante:

  • A Zipline centralizou quase todo o suprimento de sangue de Ruanda e o envia sob demanda para onde é necessário, evitando o longo armazenamento de componentes sanguíneos não utilizados no campo. Um estudo publicado no The Lancet mostra que a Zipline reduziu as expirações de sangue em 67% em seus três primeiros anos de operação em Ruanda.

  • Também graças à sua capacidade de centralizar e entregar sangue sob demanda, a Zipline reduziu a mortalidade materna hospitalar devido à hemorragia pós-parto em 51% em Ruanda (Fonte: The Wharton School, University of Pennsylvania ).

  • Da mesma forma, o Serviço de Saúde de Gana ( pré-impressão ) descobriu um declínio de 56,4% nas mortes maternas em instalações atendidas pela Zipline em comparação com instalações não atendidas pela Zipline, impulsionado pelo aumento da utilização do sistema de saúde.

  • Uma pesquisa publicada no Vaccine Journal, revisado por pares , descobriu um aumento médio de 21 pontos percentuais nas taxas de vacinação infantil em áreas atendidas pela Zipline em Gana.

  • Um estudo financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates descobriu que, em Gana, a Zipline reduziu as oportunidades perdidas de vacinação em 42% e a duração dos períodos de falta de estoque de vacinas (quando um produto fica fora de estoque devido à escassez de estoque) em 60%.

  • A retenção de PrEP se refere à regularidade com que um paciente toma profilaxia pré-exposição (PrEP), uma ferramenta usada para prevenir a transmissão do HIV . No Quênia, a Zipline ajudou a aumentar as taxas de retenção de PrEP de 1 mês e 6 meses para 94% e 86%, respectivamente (as taxas eram de 9-12% antes da Zipline).

  • Embora os estudos sobre o trabalho da Zipline na Nigéria ainda estejam em andamento, a Zipline já ajudou a vacinar mais de 15.000 crianças, 10.000 das quais foram originalmente classificadas como dose zero (crianças que nunca receberam uma única dose da vacina). 

Um segundo acordo entre a Zipline e o Ministério Federal de Comunicações, Inovação e Economia Digital da Nigéria estenderá os benefícios da parceria nacional prevista para abordar setores além da saúde, incluindo agricultura, educação e assistência a desastres.



Nenhum comentário: