Breaking News

domingo, 6 de dezembro de 2015

Despacho de importação por via marítima fica 12,5% mais rápido

Portal Único do Comércio Exterior ajudou a melhorar a performance dos
processos de importação e exportação
O tempo de despacho da importação de bens no modal marítimo caiu de 16,44 dias, considerando o período entre outubro de 2013 a março de 2014,  para 14,39 dias, entre abril de 2014 a fevereiro de 2015. A queda foi de 12,5%, anunciou a Receita Federal.  
Os dados foram colhidos por meio de apurações especiais. Conforme a Receita, o ganho em agilidade se deve à melhora da logística. Entre as medidas adotadas, destaca-se o Portal Único do Comércio Exterior, projeto que tem como objetivo melhorar de forma significativa a performance dos processos de importação e exportação. Quanto à atuação da Receita, os tempos praticados são baixos, mantendo-se estáveis.
A Receita ressalta, porém, que apesar da melhoria dos prazos, ainda há espaço para evolução em todo o processo. Pode-se apontar especialmente as etapas de presença de carga, registro da Declaração de Importação, anuência e retirada dos bens desembaraçados.
"A Receita Federal trabalha em conjunto com os demais órgãos públicos e o setor privado na melhoria da performance do comércio exterior brasileiro", afirmou o coordenador-geral de Administração Aduaneira, José Carlos de Araújo.
Fonte: Portal Brasil