“Estou em casa”. Com estas palavras, o diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, iniciou seu discurso de agradecimento durante a homenagem que recebeu na reinauguração da Escola de Educação Básica João XXIII, na última quinta-feira, 22. “Foi aqui que comecei a minha vida, que iniciei meu primeiro comércio (uma cantina na escola). E hoje eu levo o nome da Havan, de Brusque e de Santa Catarina para os quatro cantos do país”, ressaltou o empresário, referindo-se ao período da infância, quando fez o Ensino Fundamental no educandário.
Na solenidade, prestigiada por autoridades e pelo ex-aluno e atual padrinho da escola, o governador João Raimundo Colombo enalteceu a importância da educação na formação de lideranças e da força empresarial. “O Luciano Hang é um orgulho para o empresariado catarinense. Ele estudou nesta escola e nos mostra que com educação, trabalho e talento desenvolvemos nosso país. Hoje o Luciano dá oportunidade a mais de 10 mil brasileiros através de sua rede de lojas. Sua presença aqui fortalece as raízes, o aspecto sentimental da história”, revelou Colombo.
Com 69 anos, 800 alunos e 52 funcionários, a EEB João XXIII é a maior escola da região em atendimento a alunos de inclusão. São 52 estudantes que recebem orientação através do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), além de contar com professor auxiliar nas turmas. A instituição de ensino recebeu investimento para a construção de uma nova quadra de esportes coberta, reforma do telhado, pintura, substituição de portas e janelas nas salas, pavimentação do pátio, construção de rampas e novo mobiliário.
A diretora, Elizabeti Goedert Schvambach, fez questão de agradecer às pessoas que participaram das melhorias na escola. “É difícil expressar em palavras a satisfação de estar aqui, de ver todas as adaptações realizadas e que valorizam a educação pública de qualidade”, destacou.