A sociedade com um amigo foi o ponto de partida para a abertura da empresa. Da junção dos nomes Hang e Vanderlei (o sócio), nasceu a marca HAVAN. A loja que começou pequena, nos anos 90, vislumbrou um novo potencial de mercado com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros. Passou a importar tecidos e artigos de baixo valor agregado.
Em 1999, Luciano Hang percebeu os rumos da economia com a desvalorização cambial e definiu uma nova vocação para a Havan, que a partir de então ingressava no segmento de lojas de departamentos.
Sempre inovando, em 2008, assumiu a restauração do antigo Castelinho da Moellmann, considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina e que encontrava-se em estado de abandono. Com um investimento expressivo e sua visão mercadológica, Luciano Hang implementou a primeira loja temática da rede, aliando o passado e o futuro.
Em 2010, ousa novamente, com a inauguração de uma mega loja em Barra Velha – a Parada Havan.
Hoje o Grupo Havan, liderado por Luciano, contempla além das lojas outros empreendimentos no Sul do Brasil, nos segmentos de geração de energia elétrica, postos de combustível, factoring, hotelaria, entre outros.
O empresário também acumula premiações, frutos do reconhecimento das comunidades onde atua, com um trabalho inovador. Recebeu o Top Turismo ADVB/SC em 2008 e 2010, em reconhecimento aos projetos Castelo Havan e Natal Luz Havan. Já o Prêmio Conceito Varejista foi obtido nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 conferido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau. Da mesma entidade recebeu em 2008 a menção Empresário 2008 e da FCDL/SC, foi agraciado em 2009 com o Mérito Lojista Catarinense na categoria Empreendedorismo.
A Havan também recebeu diversas vezes premiações como o Top of Mind e o Prêmio Impar. Em 2011, para coroar sua trajetória de sucesso, Luciano Hang foi eleito Personalidade de Vendas ADBV/SC 2011.
“Uma história construída com a dedicação e o comprometimento de cada colaborador. Pessoas que fazem da Havan a extensão de sua casa. Que fazem além de suas obrigações, procurando sempre encantar o cliente. É esse conjunto de atributos - pessoas, ousadia e coragem – que permite à Havan planejar um futuro ainda mais deslumbrante.”