"Somente com a devida consideração e colaboração da ciência e tecnologia se farão os ajustes necessários e que devem ser propostos, discutidos e adotados, tanto no âmbito da Rio+20 quanto de desdobramentos desse encontro pelos anos subsequentes", afirmou o ministro.
Raupp também ressaltou os principais pontos discutidos pelas sessões do fórum organizado pelo International Council for Science (Icsu), destacando o lançamento do Future Earth - Research for Global Sustainability. A iniciativa consiste numa nova forma de organização da pesquisa científica, com a participação de pesquisadores, tomadores de decisão e usuários dos resultados no planejamento de projetos multidisciplinares de pesquisa que buscam uma solução efetiva para problemas reais. O ministro concluiu seu discurso com um pedido para uma ação global.
"Países desenvolvidos e em desenvolvimento precisam trabalhar em novas bases", declarou. "Precisam intensificar a cooperação, desenvolver em conjunto pesquisa científica e tecnologias ambientalmente sustentáveis. Estamos aqui propondo mudanças mais profundas, de abordagem, e nos próprios paradigmas que orientam os debates ambientais. A ciência e a tecnologia são parte da solução."
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20.