Americana é a primeira cidade no ranking do estado com maior número de furtos de veículos por grupo de 100 mil habitantes
A RPT (Região do Polo Têxtil) tem quatro cidades entre as 10 mais perigosas do Estado de São Paulo nos quesitos furto e roubo de veículos, segundo levantamento feito pelo Jornal Folha de São Paulo.
Sumaré e Hortolândia estão entre as 10 do estado em crimes patrimoniais por grupo de 100 mil habitantes, na questão dos roubos de veículos. Sumaré ficou em 8º lugar do ranking e Hortolândia em 9º lugar. Sumaré registrou no ano passado 342,85 roubos de automóveis por grupo de 100 mil e Hortolândia o volume de 327,42.
O cálculo considerou os crimes computados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) e a população fixa das cidades com base no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Sumaré é a maior cidade da RPT em volume populacional, com 241.311 habitantes, em seguida fica Americana, com 210.638 habitantes; Hortolândia com 192.692 habitantes e Nova Odessa com 51.242 habitantes. O LIBERAL divulgou na edição de sexta-feira que os furtos de veículos cresceram 32,9% e os roubos de veículos 16,43% na RPT.
A questão será abordada hoje na reunião do Conseg (Conselho de Segurança de Americana). Para o presidente do órgão, João Miletta, a situação precisa ser discutida em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Segurança. "Parece que Americana ganhou este título e vai ficar com ele por muito tempo.
Temos que ver o que precisa ser feito", frisou. Miletta acrescentou que o município tem uma frota grande e as ocorrências ocorrem em determinados setores e envolvendo alguns tipos de veículos. Mas, lembrou que houve aumento no efetivo da Polícia Militar e Guarda Municipal, o que deverá refletir na redução em 2012.
O delegado Seccional de Americana, Paulo Fortunato, e o delegado assistente, Robson Gonçalves de Oliveira, não foram localizados ontem. O delegado-geral de Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, afirmou que em 2012, os crimes contra o patrimônio receberão enfoque maior da Polícia Civil.
De acordo com o delegado-geral, os casos de roubo a residência, a comércio, roubo e furto de veículos são os crimes que mais propiciam o latrocínio. Ele afirmou que os roubo e furtos de veículos merecem atenção da Polícia Civil. O 19º Batalhão da PM deve se pronunciar apenas hoje.