Breaking News

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Americana lidera ranking de furto de veículos em SP


Americana é a primeira cidade no ranking do estado com maior número de furtos de veículos por grupo de 100 mil habitantes
Americana é a primeira cidade no ranking do estado com maior número de furtos de veículos por grupo de 100 mil habitantes, com 637,24 casos. 

A RPT (Região do Polo Têxtil) tem quatro cidades entre as 10 mais perigosas do Estado de São Paulo nos quesitos furto e roubo de veículos, segundo levantamento feito pelo Jornal Folha de São Paulo.
Na lista das que registraram maior número de furtos de veículos por grupo de 100 mil habitantes, em 6º lugar aparece Santa Bárbara d'Oeste, com 449,18. Os dois municípios da RPT registraram maior número de ocorrências em 2011 superando até mesmo cidades como Campinas (427,65/100 mil) e Jundiaí (444,46/100 mil).

Sumaré e Hortolândia estão entre as 10 do estado em crimes patrimoniais por grupo de 100 mil habitantes, na questão dos roubos de veículos. Sumaré ficou em 8º lugar do ranking e Hortolândia em 9º lugar. Sumaré registrou no ano passado 342,85 roubos de automóveis por grupo de 100 mil e Hortolândia o volume de 327,42. 

O cálculo considerou os crimes computados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) e a população fixa das cidades com base no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sumaré é a maior cidade da RPT em volume populacional, com 241.311 habitantes, em seguida fica Americana, com 210.638 habitantes; Hortolândia com 192.692 habitantes e Nova Odessa com 51.242 habitantes. O LIBERAL divulgou na edição de sexta-feira que os furtos de veículos cresceram 32,9% e os roubos de veículos 16,43% na RPT. 

A questão será abordada hoje na reunião do Conseg (Conselho de Segurança de Americana). Para o presidente do órgão, João Miletta, a situação precisa ser discutida em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Segurança. "Parece que Americana ganhou este título e vai ficar com ele por muito tempo. 

Temos que ver o que precisa ser feito", frisou. Miletta acrescentou que o município tem uma frota grande e as ocorrências ocorrem em determinados setores e envolvendo alguns tipos de veículos. Mas, lembrou que houve aumento no efetivo da Polícia Militar e Guarda Municipal, o que deverá refletir na redução em 2012.

O delegado Seccional de Americana, Paulo Fortunato, e o delegado assistente, Robson Gonçalves de Oliveira, não foram localizados ontem. O delegado-geral de Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, afirmou que em 2012, os crimes contra o patrimônio receberão enfoque maior da Polícia Civil. 

De acordo com o delegado-geral, os casos de roubo a residência, a comércio, roubo e furto de veículos são os crimes que mais propiciam o latrocínio. Ele afirmou que os roubo e furtos de veículos merecem atenção da Polícia Civil. O 19º Batalhão da PM deve se pronunciar apenas hoje.