Um acontecimento astronômico raro será registrado esta semana: o planeta Vênus vai passar pelo Sol nestas terça e quarta-feiras (5 e 6). O trânsito de Vênus, como é conhecido o fenômeno, só voltará a ocorrer daqui a 105 anos. No Brasil, poderá ser visto apenas no extremo noroeste do Acre, quando o Sol estiver já se pondo.
Nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) montará um telão e transmitirá ao vivo, a partir das 19h, as imagens do fenômeno vindas de outros observatórios. As atividades no museu começam às 15h, com duas palestras sobre o assunto. Na primeira, a pesquisadora Christina Helena Barboza, da Coordenação de História da Ciência do Mast, apresentará um estudo sobre a participação do Observatório Nacional na expedição organizada para observar o trânsito de 1882.
Em seguida, será a vez do astrônomo Eugênio Reis, do Mast, falar sobre como acontecem os trânsitos planetários e a importância do fenômeno para a determinação da distância Terra-Sol. Ao entardecer, o público será convidado a participar da atividade de observação do céu nas grandes lunetas do museu.
O trânsito de Vênus acontece em pares espaçados de oito anos, seguidos de intervalos maiores que 100 anos. O último ocorreu em 2004, e o par anterior havia sido em 1874 e 1882. Leia mais.
Pequeno ponto
Durante o acontecimento, a imagem de Vênus aparecerá projetada como um pequeno ponto preto sobre a superfície do Sol. De acordo com a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI), esse fenômeno somente é registrado com Vênus e Mercúrio, pois são os únicos planetas que ficam entre a Terra e Sol. “Os demais planetas só permitem a configuração Sol-Terra-Planeta.”
A pesquisadora faz uma comparação com o eclipse lunar. “O disco aparente da Lua, que é a forma como nós a vemos, é praticamente do mesmo tamanho do disco aparente do Sol, mas o disco aparente de Vênus é cerca de 31 vezes menor, então a mancha escura é cerca de 31 vezes menor que o disco do Sol.”
Saiba sobre os cuidados necessários para a observação e assista a vídeo sobre o assunto.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Mast e do Observatório Nacional
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Home
/
Astronomia e Astrofísica
/
astrônomo
/
eclipse lunar
/
MASP
/
Observatório
/
Planet
/
SOL
/
trânsito de Vênus
/
Mast e Observatório Nacional chamam atenção para trânsito de Vênus
Mast e Observatório Nacional chamam atenção para trânsito de Vênus
About Kemp Missões
Sora Blogging Tips is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design. The main mission of sora blogging tips is to provide the best quality blogger templates.
trânsito de Vênus
Labels:
Astronomia e Astrofísica,
astrônomo,
eclipse lunar,
MASP,
Observatório,
Planet,
SOL,
trânsito de Vênus