Breaking News

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Inscrições abertas para as Olimpíadas de Matemática

Por Pablo Peixoto

Se sua inabilidade para praticar qualquer esporte não lhe permite sonhar com as Olimpíadas, não se preocupe. Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras, sejam elas municipais, estaduais ou federais podem participar das Olimpíadas de Matemática. Apesar da proeza física não ser o forte desses atletas, é preciso correr, pois as inscrições já estão abertas.

Segundo o site do Ministério da Ciência e Tecnologia, a inscrição deve ser feita pelas escolas e não pelos alunos no site oficial das Olimpiadas, que pode ser acessado pelo endereço obmep.org.br. No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos irão participar da 1ª Fase da Olimpíada, de acordo com os seguintes níveis de participação: Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Nível 3 – estudantes do Ensino Médio.

A competição teve sua primeira edição em 2005 e aumenta de tamanho a cada ano. O objetivo principal das Olimpíadas, realizadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Nenhum comentário: