Breaking News

sábado, 31 de julho de 2010

SBPC EM NATAL: Alemanha, é um parceiro importante

Está sendo realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, a 62a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sob o tema “Ciências do Mar, herança para o futuro”, o encontro, que acontece paralelamente à Expo Ciência & Tecnologia, composta majoritariamente por universidades, empresas, insituições científicas e organizações de fomento a pesquisa do Brasil, reuniu 15.000 visitantes, incluindo muitos jovens cientistas e estudantes brasileiros.

Durante a exposição paralela ao evento, a Alemanha também apresentará seu potencial de pesquisa científica. Sob o lema “Research in Germany“ estarão presentes no estande alemão, além do DAAD, universidades e instituições de renome que contribuem significativamente para a cooperação Brasil-Alemanha. Um grande número destas é proveniente de Baden-Wuerttemberg, entre as quais o Centro Brasileiro da Universidade de Tübingen. Outras instituições presentes serão a Universidade Livre de Berlim e seu departamento de relações com o Brasil, o Instituto de Geociências da Universidade Christian-Albrechts de Kiel, o Instituto de Sistemas de Energia e Construção da Universidade de Biberach e a Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt. Há também três Institutos Fraunhofer (Física de Construção, Tecnologia Química, Engenharia Interfacial e Biotecnologia) e a Casa Alemã de Inovação, de São Paulo. O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) também estará presente na exposição.

“A exposição 'Research in Germany' criará oportunidades ideais para que as universidades e organizações científicas alemãs possam estabelecer contato com as instituições locais e com profissionais altamente qualificados”, afirmou Annegret Trettin, gerente de projeto para ciência, pesquisa e artes da Baden-Württemberg International (bw-i).

Um desdobramento concreto são as universidades em busca de estudantes. As instituições alemãs estão procurando alunos brasileiros para oferecer vagas de intercâmbio em nível superior e de pós-graduação. “Há muitas oportunidades para estudantes brasileiros. Já na graduação é possível fazer intercâmbio, que pode ser de um ou dois semestres. No mestrado é possível fazer ‘sanduíche’ [quando o aluno faz parte do curso no exterior]”, explica Anne Trettin, representante do estado alemão de Baden-Wütenberg, que trouxe as entidades à SBPC.

Sobre a SBPC

A SBPC é a instituição que agrega e defende os interesses de cerca de 75 organizações científicas no Brasil. Sua reunião anual é uma das maiores conferências científicas da América Latina, sendo reconhecida como um fórum para o intercâmbio multidisciplinar entre pesquisadores, e como plataforma de comunicação e mediação entre a comunidade científica e a sociedade.

tamanho da fontenormal
grande
muito grande
Social Bookmarks Delicious digg linkarena Mister Wong Stumble upon webnews yigg Versão impressa
Ficha técnica
©1995 - 2010 Auswärtiges Amt

Nenhum comentário: