Breaking News

sábado, 31 de julho de 2010

ENCONTRO DE MINISTROS EUROPEUS: Unidade com relação ao Irã

Nessa segunda-feira (26.07), os Ministros das Relações Exteriores da União Europeia compareceram à reunião do Conselho de Assuntos Gerais e Relações Externas, em Bruxelas, na Bélgica. No encontro, entre outros assuntos, foram acordados a criação do Serviço Europeu de Ação Externa (EAD, na sigla em alemão) e o reforço às sanções contra o Irã.

Guido Westerwelle, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, enfatizou que o resultado da reunião foi notável. „A UE sinalizou ao governo iraniano que a União Europeia quer retomar o diálogo e a cooperação. As medidas aprovadas servirão para construir uma nova ponte para a mesa de negociação“, disse. Westerwelle também acredita que as sanções vão provocar efeitos no Irã: "A Europa está unida e fala uma linguagem clara, que não ficará sem efeito - além da retórica - no Irã".

O pacote de restrições da União Europeia aprovou um sistema de controle e monitoramento muito mais rigoroso para as operações bancárias e financeiras, a proibição de médio e longo prazo de créditos à exportação, uma extensiva lista de empresas iranianas, instituições, pessoas e bens de dupla utilização que sofrerão sanções no setor da energia, bem como reforço no controle do tráfego de navios e a proibição de aterrissagem de aviões de carga iranianos em aeroportos europeus.

Nenhum comentário: