Breaking News

sábado, 17 de julho de 2010

Mast recebe pesquisadora da Universidade de Lisboa

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), do Rio de Janeiro, recebe Marta Lourenço, pesquisadora do Museu de Ciência do Centro de História da Universidade de Lisboa, para duas palestras. O evento, que é gratuito, ocorre no próximo dia 29.

O primeiro tema a ser debatido é O Gabinete Real – Onde foi parar o Gabinete de Física de D. João? será às 15h. Já às 16h, Marta divide a mesa com o pesquisador da Coordenação de Museologia do Museu (CMU), Marcus Granato, para a palestra Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa: Apresentação pública do projeto de cooperação Brasil-Portugal.

Às 15h, Marta aborda a história das coleções reais de instrumentos científicos no Brasil e em Portugal. Já na segunda palestra, em parceria com Granato, apresenta as características do projeto Thesaurus de Instrumentos Científicos em língua portuguesa, que é desenvolvido em cooperação internacional entre instituições do Brasil e Portugal. O projeto visa ao desenvolvimento de um instrumento sistemático de referência para o controle e uniformização terminológica de coleções de instrumentos científicos em língua portuguesa. Os palestrantes discorrerão sobre a concepção original do projeto, seus objetivos e os desenvolvimentos realizados até o momento, inclusive os resultados obtidos a partir do workshop internacional, a ser realizado de 22 a 28 próximos no Mast.

As palestras são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. O Museu fica na rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. O evento será transmitido ao vivo pelo site http://www.mast.br/.

Nenhum comentário: