Breaking News

domingo, 27 de junho de 2010

Tecnologias Intel® para o Setor Bancário na CIAB

Servidores de alta disponibilidade, caixas eletrônicos, desktops e notebooks de última geração com gerenciamento remoto e servidores sob medidas para agências foram demonstrados no evento

São Paulo, – A Intel Brasil, em conjunto com diversos parceiros de negócios, demonstrou no último dia 9, durante o CIAB como as diversas tecnologias desenvolvidas pela empresa estão revolucionando o ambiente bancário. Em conjunto com diversos parceiros, tais como HP, Itautec, Diebold, Perto, Infoserver e Fujitsu, as tecnologias demonstradas na CIAB incluem desde servidores de alta disponibilidade até ATMs com tecnologia Intel® vPro™.

As tecnologias desenvolvidas pela Intel já estão presentes em diversas aplicações dentro das instituições financeiras: dos grandes datacenters aos notebooks dos gerentes de contas, passando pelo auto-atendimento.

“Os bancos brasileiros são pioneiros na adoção de novas tecnologias que melhoram os processos de negócios e garantem um rápido retorno do investimento”, explicou Augusto Campos, Diretor para o Segmento Corporativo da Intel Brasil. “As novas tecnologias que nossos parceiros apresentam na CIAB visam atender a crescente demanda no setor por tecnologia de ponta”.

Tecnologia Intel® vPro™ facilita o gerenciamento e manutenção dos ATMs
Bastante utilizada no ambiente corporativo, a tecnologia de gerenciamento remoto Intel vPro também está presente nos terminais de auto-atendimento, um exemplo de como o setor bancário brasileiro mantém-se na vanguarda tecnológica. A tecnologia Intel vPro traz avançadas capacidades de gerenciamento e manutenção remotas, economizando assim elaborados e dispendiosos processos de manutenção física para problemas que podem ser resolvidos diretamente pela central de TI.

“Os custos de manutenção dos ATMs são muito altos, e um ATM parado representa uma grande perda de produtividade. A manutenção destas máquinas exigem a movimentação de um técnico especialista e de uma equipe de segurança até a máquina – ou até mesmo, em alguns casos, a movimentação de um carro-forte – às vezes para realizar operações muito simples. O uso da tecnologia Intel vPro elimina parte destes custos: é possível reiniciar todo o sistema do ATM, realizar diagnósticos e resolver problemas comuns diretamente da central de TI, com muito mais agilidade e segurança, melhorando significativamente a disponibilidade das máquinas de auto-atendimento”, explicou Augusto Campos.

ATMs equipados com os processadores com tecnologia Intel vPro estão sendo adotadas por grandes bancos brasileiros, pioneiros no mundo neste tipo de tecnologia. A tecnologia Intel vPro para ATMs está presente no CIAB através dos parceiros Itautec, Diebold e Perto.

Servidores de alto desempenho para datacenters e agências
No âmbito dos servidores, a Intel traz seus novos processadores Intel® Xeon® série 5600. Baseados na inovadora tecnologia lógica de 32nm da Intel, que utiliza a segunda geração dos transistores high-k metal gate da Intel para aumentar a velocidade e reduzir o consumo de energia. Os processadores Intel Xeon da série 5600 oferecem suporte para até seis núcleos por processador e um desempenho até 60 por cento melhor do que os processadores Intel® Xeon® de 45nm da série 5500.

Os processadores Intel Xeon série 5600 também equipam servidores de alto desempenho capazes de controlar o fluxo de informações dentro das agências. Por conta de seu alto desempenho, estes servidores também podem ser utilizados para realizar a digitalização e compensação de cheques dentro da própria agência, sem que seja necessário o encaminhamento para uma central de digitalização. Com este novo processo, a compensação de cheques ganha muito mais agilidade e segurança.

Servidores equipados com os novos processadores Intel Xeon Série 5600 serão apresentados nos estandes da HP, Itautec e Diebold.

Para as aplicações de missão crítica – quando os servidores não podem parar – a Intel apresenta o processador Intel® Xeon® 7500, que leva capacidades de missão crítica para a computação convencional. Com mais de 20 novas características de confiabilidade, disponibilidade e capacidade de gerenciamento (RAS, na sigla em inglês), os processadores Intel Xeon 7500 foram projetados para melhorar a proteção à integridade dos dados, ampliarem a disponibilidade e minimizar os períodos inativos programados, além de trazerem desempenho recorde e capacidade para projetos de virtualização em larga escala, com o uso da Tecnologia de virtualização Intel®. Os servidores baseados nos processadores Intel Xeon Série 7500 estão sendo demonstrados pela Fujitsu.

A HP apresenta servidores de missão crítica baseados nos processadores Itanium® 9300 series, anteriormente conhecido pelo codinome “Tukwila”, que oferece mais do que o dobro do desempenho de seu antecessor, melhora a escalabilidade e adiciona características de confiabilidade à plataforma baseado no processador Itanium®, que já está rodando aplicativos de missão crítica para 80 por cento das empresas Global 100. O processador Itanium 9300 series melhora a arquitetura com flexibilidade de classe mundial e novas características de confiabilidade, disponibilidade e capacidade de serviço (RAS) que se estendem por todo o processador, à tecnologia Intel® QuickPath Interconnect (Intel® QPI) e ao subsistema de memória.

PCs e notebooks: mais potência, menos consumo
A nova família Intel® Core™ 2010 Intel também se faz presente na CIAB, onde desktops e notebooks equipados com os mais recentes processadores Intel® Core™ i7 e Intel® Core™ i5 vPro™, que trazem maior desempenho e menor consumo de energia elétrica para o dia-a-dia das empresas. Desktops e Notebooks equipados com os processadores Intel vPro também trazem tecnologias de gerenciamento remoto para as mesas dos gerentes e funcionários, agilizando o processo de suporte e manutenção e gerando economia de energia e dos custos totais de TI.

Os novos processadores Intel Core 2010 são fabricados com o processo de 32 nm da empresa, que inclui a segunda geração dos transistores high-k metal gate da Intel. Essa técnica, juntamente com outros avanços, ajuda a aumentar a velocidade do computador ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia.

Estações de trabalho equipadas com os novos processadores tecnologia Intel® vPro™ estão presentes nos estandes da HP, Itautec, Diebold e Infoserver.

Urna eletrônica equipada com Intel® Atom™ é demonstrada pela primeira vez
A CIAB também marca a primeira apresentação pública realizada pela Diebold da nova urna eletrônica que será usada nas próximas eleições. Equipadas com o processador embarcado Intel® Atom™, a nova urna eletrônica é um projeto inédito no mundo no uso dos processadores embarcados da Intel, e demonstra que a tecnologia Intel está hoje em diversos lugares, e não mais apenas nos PCs e servidores.

“A urna eletrônica brasileira é um projeto inovador sem precedentes no mundo de hoje”, explicou Joe Jensen, Gerente Mundial da Divisão de Computação Embarcada da Intel, que veio ao Brasil apresentar o projeto. “O Brasil é um exemplo no uso da tecnologia no processo eleitoral, um exemplo que a Intel espera levar a todos os governos democráticos do mundo”.

Nenhum comentário: