Toyota afirmou que ainda irá acertar detalhes antes de oficializar recall do sedã Corolla; proibição de venda do modelo em Minas Gerais acelerou processo
A Toyota, que até ontem negava qualquer defeito envolvendo modelos fabricados no Brasil e equipados com produtos originais, afirmou que ainda terá de definir quantas unidades serão afetados e quais peças deverão ser reparadas antes de anunciar a convocação dos proprietários. Atualmente, o Corolla é o carro médio mais vendido do país, ocupando a 15ª colocação geral.
"A Toyota confirma sua participação na reunião com o DPDC, em Brasília, e a conclusão de imposição do recall. A empresa, no entanto, mantém o posicionamento anterior [de contestação das falhas atribuídas ao deslocamento de tapetes e de sua possível interferência no funcionamento correto do acelerador] e afirma que só irá se posicionar oficialmente após o levantamento do número de carros envolvidos e de todas as condições necessárias", afirmou a fabricante, através de sua assessoria de imprensa.
Assim, o anúncio oficial do recall do sedã Corolla deve ser feito na próxima semana. "É uma operação complexa, teremos de verificar todos os detalhes antes de anunciar", conclui a assessoria da fabricante.
VENDA PROIBIDA EM MG
A decisão do recall do Corolla foi determinada dois dias após o Ministério Público Estadual e o Procon de Minas Gerais terem proibido a venda do sedã no Estado. A medida foi tomada após ações de consumidores relatarem nove casos de veículos que apresentaram problemas de aceleração contínua, colocando em risco a vida de pessoas, de acordo com o Procon.
A Toyota, no entanto, discordou da decisão tomada em Minas Gerais e afirmou, por meio de comunicado oficial enviado à imprensa na quinta-feira (22), que o modelo 2009 do Corolla, lançado em abril de 2008 e citado nas ações movidas no Estado, não tinha qualquer defeito que provocasse aceleração involuntária, bem como descartou o risco de travamento do pedal de aceleração com o uso de tapetes originais instalados corretamente
Com a decisão tomada em Brasília e que levará ao recall do modelo, o Brasil entra na lista de países afetados por problemas ligados ao mau-funcionamento de um dos pedais, do acelerador ou do freio, de modelos da Toyota em todo o mundo. Recentemente, um problema semelhante, envolvendo o posicionamento do tapete e o pedal do acelerador levou à convocação de recall para dezenas de milhares de unidades fabricadas pela Toyota na Coreia do Sul. Problemas com os pedais de acelerador e freio também ocasionaram o recall gigantesco, com mais de 8 milhões de unidades de oito modelos, e a posterior paralisação da produção, em diversos pontos do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa, China e Japão. No último mês, a maior montadora de carros do planeta ainda teve de anunciar o reparo e a paralisação de produção de modelos SUV (utilitários esportivos) de sua divisão de luxo Lexus, por risco de capotamento em manobras de frenagem após perda da direção.
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