Breaking News

domingo, 28 de março de 2010

Cases para destinos turísticos são apresentados durante o 1º Salão do Turismo em Florianópolis


O Núcleo do Conhecimento do 1º Salão do Turismo de Santa Catarina realizou, nesta quinta-feira (25), a apresentação de cases, com o tema Turismo, Cultura e Esporte em Destinos Turísticos. Durante o evento, cinco regiões do Estado expuseram suas rotas para a prática de diferentes modalidades de esporte e laser.
O Roteiro de Ciclo Turismo da Costa Verde e Mar e do Vale Europeu Catarinense, realiza circuitos, para a prática de ciclismo, em viagens que podem durar até 6 dias. Para viabilizar a atividade foi traçado um mapeamento de rotas, que valorizam o contato com a natureza, através de estradas secundárias. “Ciclo turismo é ecologicamente correto. Você pode pegar sua bicicleta, uma barraca e realizar o circuito, pois sempre haverá pontos de apoio ao longo do percurso”, declarou o representante do consórcio Citmar, Carlos Beppler.

O surf foi apresentado como “Um Case de Sucesso”, pela região turística Encantos do Sul. As competições mundiais de surfe, como o WTC International, em Imbituba, deram visibilidade ao município, valorizando as potencialidades naturais e o cuidado com o meio ambiente. “Imbituba é um mar de oportunidades. Um novo motor que impulsiona a movimentação econômica e o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina”, informou o controlador geral e planejamento da Prefeitura Municipal de Imbituba, Gean Carlos Fermino. Já a cidade de Jaguaruna, tem se destacado no Surf Tow In (surfe em ondas grandes), sendo o único município da América Latina a ter formação de ondas com até 10 metros, em alto mar.

A Inserção Competitiva de São Francisco do Sul destaca o crescimento da economia nas atividades portuárias. Os principais atrativos turísticos são: o Museu Nacional do Mar, o primeiro do Brasil; o Centro Histórico, com mais de 150 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional; a Vila da Glória, que apóia o Eco turismo; e a Baia da Babitonga, com mais de 14 ilhas. “O objetivo do Roteiro de Cruzeiros Marítimos é consolidar a imagem do destino de São Francisco do Sul, para o segmento de turismo náutico” afirmou a secretária de Turismo do município, Jamile de Freitas Machado.

Já a Região do Contestado promoveu o programa Rota da Amizade, que consiste na venda dos roteiros turísticos entre os municípios. O projeto surgiu através de uma parceria de três empresários das região com o Sebrae, e teve como principal foco a convergência de ações para promover o turismo, contribuindo com o desenvolvimento sustentável. O programa realiza eventos como os Jogos Rotas da Natureza, o Encontro de Juízes e a 1ª Cavalgada da Rota da Amizade.

A Acolhida na Colônia, desenvolvida pela região do Agroturismo, ressaltou as belezas naturais, os atrativos culturais e agricultura familiar dos municípios que compõem as encostas da Serra Geral. Criado há 10 anos, o programa tem o foco no turismo desenvolvido no espaço rural, por agricultores. Hoje, a Acolhida na Colônia possui 28 municípios cadastrados em diversas regiões do Estado. Os agricultores recebem capacitação com dias de campo, seminários, cursos de longa duração e intercâmbios, que orientam na implantação de atividades turísticas, nas propriedades rurais.

Nenhum comentário: