Breaking News

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Estudo Científico: CNPq divulga o resultado da Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico – DT

Seguindo uma orientação política de desenvolvimento nacional do Governo Federal, o CNPq torna público o resultado do segundo edital voltado a incentivar os pesquisadores que fazem da pesquisa tecnológica e da transferência de seus produtos ou processos para o setor produtivo (público ou privado) o principal objetivo de seu trabalho.

Esta bolsa tem como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador.

Atendendo a um antigo anseio da comunidade de pesquisadores nacional, a primeira ação neste sentido aconteceu no ano de 2006, quando foi possível fomentar cerca de 210 bolsas. Diante do crescente desempenho científico do país, para o qual a bolsa de produtividade científica (PQ) tem uma contribuição notória, foi lançado um segundo edital para incentivo tecnológico, mais expandido, aberto a todas as áreas do conhecimento. Foram oferecidas 400 novas bolsas, com duração variando de 36 meses (bolsistas categoria 2), 48 meses (1B, 1C e 1D), chegando até 60 meses (1A), igualando-se os valores das mesmas e do adicional de bancada aos aplicados à bolsa de Produtividade em Pesquisada - PQ. O julgamento ocorreu neste mês de dezembro, quando foram avaliadas mais de 1.100 propostas. A área de Ciências Exatas e da Terra aprovou o maior número de projetos representando 64% do total, seguida pela Ciência da Vida (28%) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (8%).

Com este edital o CNPq complementa seu portfólio de 2009 de ações voltadas para a superação dos gargalos tecnológicos e científicos nacionais que, junto com os diferentes editais temáticos, disponibilizaram mais de meio bilhão de reais à comunidade acadêmica, com impactos financeiros distribuídos nos próximos três anos.

Veja a lista dos contemplados aqui

Nenhum comentário: