Breaking News

domingo, 25 de outubro de 2009

Estudantes fazem a última prova da Obmep

Cerca de 10 mil alunos do Distrito Federal fizeram neste sábado (24) a prova da 2ª e última etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-2009). O clima nas salas era tenso. Os classificados formam as delegações que defenderão os nomes das escolas e professores na cerimônia de premiação.

As provas serão corrigidas duas vezes. Karolayne da Costa Oliveira, de 12 anos, está feliz por ser uma das finalistas. “Não faço questão de ser premiada. Só de chegar à última prova no meu primeiro ano de participação já é importante”, conta. Neste ano, os professores esperam melhorar ainda mais o bom desempenho de 2008. Na última edição, mais de 500 alunos foram premiados.

Os alunos da 5ª série (6º ano do Ensino Fundamental) ao 3º ano do Ensino Médio foram avaliados em 35 Centros de Aplicações em todas as Regionais de ensino do DF. Rafaela Moura Gomes da Silva, de 12 anos, era uma das 68 representantes do Centro de Ensino Fundamental 01 de Samambaia. A adolescente estava ansiosa para saber o resultado. “Quero saber logo o resultado a gente se prepara muito para a Olimpíada. O concurso é muito bom ajuda a deixar a gente preparada para outras provas como o vestibular”, disse.

A Obmep atingiu neste ano 99,1% dos municípios. Foram 19,2 milhões de inscritos, quase um milhão a mais que em 2008. O coordenador Regional da Obmep no DF, Reginaldo Ramos de Abreu, afirma que as escolas e os alunos se mobilizam para o evento. “Há uma grande corrente quando o evento se aproxima. Os professores dão aulas de reforço, os alunos participam mais das aulas e até os estudantes que não estão concorrendo ficam mais participativos”, diz.

Para Abreu. “a Obmep é um estímulo ao aluno para seguir uma carreira da área de exatas, ajuda a diminuir o índice de reprovação em matemática e, claro, faz com que as pessoas percam o medo da disciplina”. O resultado da Obmep será divulgado em 11 de dezembro nas escolas e também no site www.obmep.org.br

Nenhum comentário: