Breaking News

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Workshop discute novas tecnologias e sustentabilidade do setor sucroalcooleiro

Nos últimos anos o etanol de cana-de-açúcar tem sido apresentado como uma ótima alternativa aos derivados de petróleo no setor de transportes. Isso se deve a fatores como menor emissão de gases de efeito estufa (GEE) e oportunidade de desenvolvimento rural deste biocombustível. Em contrapartida, alguns aspectos da sua cadeia produtiva são questionados tanto ambiental quanto socialmente.
Discutir as mudanças que novas tecnologias podem trazer à sustentabilidade desta produção é a proposta do Workshop on the Impact of New Technologies on the Sustainability of the Sugarcane/Bioethanol Production Cycle a ser promovido nos próximos dias 14 e 15 pelo Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP).
Entre os objetivos do evento no campus da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) estão avaliar aspectos essenciais no debate sobre sustentabilidade dos biocombustíveis, com foco na produção nacional de etanol de cana-de-açúcar; identificar competências na área; discutir critérios e metodologias com foco em novas tecnologias para produção de bioetanol, e debater e possivelmente identificar ações e prioridades em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para garantir a sustentabilidade em todo o ciclo produtivo deste combustível.
O workshop também proporciona conhecer as principais iniciativas relacionadas à sustentabilidade do etanol brasileiro. Isso ocorre no dia 14, quando as instituições inscritas apresentam seus trabalhos ligados a essa temática.
A inscrição, para vagas limitadas, é gratuita e pode ser feita até hoje (7) pelo site: www.bioetanol.org.br/workshop3.
Serviço:
Evento: Workshop on the Impact of New Technologies on the Sustainability of the Sugarcane/Bioethanol Production Cycle
Data: 14 e 15 de maio de 2009, das 8h30 às 18h.
Local: Auditório do Edifício do Anel de Luz Síncrotron – Campus da ABTLuS.
Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia, Campinas (SP)

Nenhum comentário: