Breaking News

sexta-feira, 8 de maio de 2009

PPBio traça seus próximos planos de ação para a biodiversidade amazônica

Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio – Amazônia Oriental) reúne hoje (8), em Belém (PA), seus coordenadores de protocolos de pesquisa e os coordenadores dos Núcleos Regionais para traçar o planejamento de atividades para os próximos meses.
Na oportunidade, a coordenadora de Inventários do PPBio, Marlucia Martins, apresenta o relatório de resultados alcançados. "O tempo de produção de resultados não é imediato, por isso é necessário que se faça um acompanhamento do processo das atividades de pesquisa desenvolvidas, com o objetivo de identificar e solucionar possíveis problemáticas e dificuldades", explica.

PPBio

Quando o PPBio foi criado, optou-se por um modelo descentralizado de atuação, visando a que as ações estivessem disseminadas por toda a Amazônia. Dessa forma, foram criados os Núcelos Executores e os Núcleos Regionais. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), coordena as ações do PPBio na Amazônia Ocidental, e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), coordena as ações do PPBio na Amazônia Oriental.
A reunião será uma oportunidade de integração e troca de informações, experiências e dados técnicos entres os quatro Núcleos Regionais do Programa que estão sediados no Amapá, Maranhão, Mato Grosso e no Pará.
Criado em 2004, no âmbito da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o PPBio objetiva criar um sistema integrado de informação sobre biodiversidade para facilitar a gestão do patrimônio natural, assim como fortalecer ações de pesquisas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua estrutura está apoiada em três componentes: Coleções, Inventários e Projetos Temáticos que focam o uso da biodiversidade.
Com informações do PPBio Amazônia Oriental

Nenhum comentário: