Estima, confiança, respeito e admiração: valores essenciais para a construção de uma reputação forte em uma empresa. Com base nesses critérios de avaliação, a Petrobras passou do vigésimo para o quarto lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo, de acordo com pesquisa do Reputation Institute*. O resultado também dá à Companhia a melhor posição entre as empresas de energia.
De acordo com o gerente de Imagem Corporativa e Marcas, Eduardo Felberg, “a empresa que tem uma reputação forte cria uma relação de confiança com seus públicos de interesse, gerando empatia. É um diferencial positivo, que traz benefícios concretos ao resultado da Companhia a longo prazo”.
A pesquisa foi realizada de janeiro a março de 2009, em 32 países. Com base no modelo de avaliação RepTrak, criado pelo Reputation Institute, foram feitas 75 mil avaliações com consumidores do país de origem das empresas. O ranking relaciona 200 grandes empresas do mundo e é realizado anualmente desde 2006.
A Petrobras obteve 82,37 pontos, ficando 18,17 pontos acima da média mundial (64,20 pontos). Na pesquisa deste ano, a avaliação do público destacou o desempenho da Petrobras nas categorias ambiente de trabalho, governança, cidadania e desempenho financeiro.
Trabalho reconhecido
Para o gerente coordenador de Relações com Investidores, Alexandre Fernandes, este resultado corrobora todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos. “Ele ratifica aquilo que já sentimos junto aos investidores: a crescente credibilidade e confiança de todos os públicos de interesse na Petrobras”.
Alexandre explica que atingir metas e realizar o que se promete é fundamental no relacionamento com o mercado. “Esta pesquisa mostra que estamos avançando na direção certa: ser uma das cinco maiores empresas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. A Petrobras está evoluindo. A Visão 2020 será uma realidade e não ficará apenas no papel”, conclui.
Entre as grandes
A Companhia integra o seleto grupo de 17 empresas mundiais com reputação excelente, classificação mais alta da pesquisa. Com a quarta posição, a Petrobras superou empresas como Fedex, Google, Microsoft, 3M, Honda, Philips, General Electric e Walt Disney Co. A Petrobras conquistou também a melhor posição entre as empresas de energia.
O mesmo ranking internacional revela que, entre as brasileiras, a Petrobras aparece em primeiro lugar, à frente da Sadia (5º), Votorantim (20º) e Vale (28º). O resultado da pesquisa indica a presença de um maior número de empresas dos países emergentes - dentre os quais o Brasil, a Rússia, a China e a Índia são os representantes mais emblemáticos - no grupo acima da média mundial de reputação. Segundo o Reputation Institute, isso demonstra que as empresas desses países têm sofrido menos impacto negativo junto ao público como efeito da crise econômica mundial.
*Empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York.
Entre as grandes
A Companhia integra o seleto grupo de 17 empresas mundiais com reputação excelente, classificação mais alta da pesquisa. Com a quarta posição, a Petrobras superou empresas como Fedex, Google, Microsoft, 3M, Honda, Philips, General Electric e Walt Disney Co. A Petrobras conquistou também a melhor posição entre as empresas de energia.
O mesmo ranking internacional revela que, entre as brasileiras, a Petrobras aparece em primeiro lugar, à frente da Sadia (5º), Votorantim (20º) e Vale (28º). O resultado da pesquisa indica a presença de um maior número de empresas dos países emergentes - dentre os quais o Brasil, a Rússia, a China e a Índia são os representantes mais emblemáticos - no grupo acima da média mundial de reputação. Segundo o Reputation Institute, isso demonstra que as empresas desses países têm sofrido menos impacto negativo junto ao público como efeito da crise econômica mundial.
*Empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário