Brasília, 18/05/2009 - “8 de maio de 2009, Dia da Vitória. Dia de reverenciar aqueles bravos que tombaram em solo europeu, os pracinhas que já partiram para uma nova vida e esses heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que ainda nos brindam com a sua presença, seus exemplos e suas demonstrações inequívocas de patriotismo”. Com essas palavras o ministro da Defesa, Nelson Jobim, homenageou os ex-combatentes das Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial durante a cerimônia do Dia da Vitória, realizada no dia 8 de maio no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro. A cerimônia do Dia da Vitória foi organizada pela Força Aérea (cada ano é organizada por uma Força) e marcou os 64 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A FAB colocou no pátio do Monumento aos Mortos os aviões P-47 e um L-4, modelos usados em combates na Itália, além da Esquadrilha da Fumaça, que fez uma bela exibição no céu do Rio de Janeiro.
“Hoje celebramos a vitória da paz, da democracia, da liberdade, do progresso, do amor ao próximo, do bom senso e da justiça. A sociedade brasileira foi parceira dessas vitórias. Os pracinhas brasileiros superaram a defasagem tecnológica, o clima adverso e o terreno desconhecido e desfavorável com muita coragem, inteligência e principal força do combatente naquela situação -- valor moral – que posso resumir na vontade firme, na consciência de que ali representavam sua pátria e que lutavam pela liberdade”, ressaltou o ministro da Defesa na Ordem do Dia.
Jobim concedeu a Medalha da Vitória a 215 personalidades civis e militares e instituições. A medalha foi criada pelo Decreto 5.023 (23/03/2009) e se destina a agraciar cidadãos e instituições que contribuíram para a divulgação dos feitos da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Além de Jobim, participaram da cerimônia os Comandantes da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, do Exército, Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Juniti Saito.
Fotos: Elio Sales Assessoria de Comunicação Ministério da Defesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário