Cerca de 300 mulheres de baixa renda voltaram às salas de aula para elevar a escolaridade e qualificar suas habilidades profissionais. Em 2007, o projeto Mulheres Mil iniciou as atividades em doze estados do Norte e Nordeste do Brasil, onde as desigualdades sociais e de gênero são mais fortes. Nesta terça-feira, 14, uma participante de cada estado veio a Brasília para comemorar os efeitos do programa.
“Verificamos hoje o resultado de um projeto que oferece oportunidade a pessoas que já tinham conhecimento, mas que era desprezado pelo poder público”, disse o ministro Fernando Haddad durante o encontro com as 12 alunas. Para Haddad, a iniciativa permite agregar valor às atividades desenvolvidas pelas mulheres nas suas comunidades.
Produto da parceria entre o Ministério da Educação e a Associação Comunitária das Universidades (Colleges) Canadenses, o projeto oferece formação educacional e qualificação profissional a mulheres com pouca ou nenhuma escolaridade, a partir da valorização das habilidades que adquiriram ao longo de suas vidas.
A formação ocorre por meio da aplicação, pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, de metodologia usada nos colleges canadenses para recuperar e qualificar os conhecimentos de populações desfavorecidas, como os imigrantes e aborígenes. Aqui, a metodologia é adaptada à realidade das alunas, de acordo com as necessidades educacionais e a vocação econômica de cada lugar.
Mulheres pesqueiras do Rio Grande do Norte trabalham com o beneficiamento do couro da tilápia. As alunas de São Luís participam de capacitação profissional na área de congelamento de alimentos. Em Aracaju, ex-catadoras de lixo formaram uma cooperativa de reciclagem e recebem aulas para aprimorar o trabalho já feito. Ao todo, há um projeto diferente em cada um dos 12 estados participantes (Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Roraima e Amazonas), de acordo com o perfil educacional e profissional das alunas.
“É uma injeção de ânimo para elevar a nossa autoestima. A gente se sente capaz de montar nosso próprio negócio, incluídas na sociedade”, diz Francisca das Chagas, aluna do Maranhão presente à comemoração desta tarde.
A intenção do programa é oferecer formação profissional com elevação da escolaridade a mil mulheres até 2010 e garantir a inserção delas de maneira digna no mercado de trabalho.
Fonte: Ministério da Educação (MEC)
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Home
/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
/
Mulheres Mil
/
Projeto Mulheres Mil: Participantes comemoram em Brasília resultados do programa
Projeto Mulheres Mil: Participantes comemoram em Brasília resultados do programa
About Kemp Missões
Sora Blogging Tips is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design. The main mission of sora blogging tips is to provide the best quality blogger templates.
Mulheres Mil
Labels:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO,
Mulheres Mil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário