Breaking News

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe suína aumenta atendimentos do Disque-Saúde

Além do 0800, o Ministério da Saúde disponibilizou várias outras ações para tirar dúvidas da população e esclarecer sobre a situação da doença no país

O Disque Saúde (0800 61 1997) é o principal canal de atendimento do Ministério da Saúde às dúvidas da população. Com o recente aparecimento da gripe suína no mundo, os atendentes do sistema receberam treinamento específico sobre o tema. No mês de abril, os acessos ao tema “Gripe e Resfriado” já representa 46,2% (705) do total de acessos (1.524) pelo atendimento via tele-atendente do Disque-Saúde. Dentre os assuntos mais demandados no tema “Gripe”, a “Gripe Suína” aparece com 90% (629) dos acessos.

O 0800 disponibiliza dois tipos de atendimento, um eletrônico chamado de ligações da URA e outro que conta com a interação de um tele-atendente. As ligações da URA também sofreram aumento significativo de segunda-feira (27) para terça-feira (28). O maior aumento no número de ligações (27,8%) ocorreu, até o momento, nesses dois dias, quando o noticiário mundial abordou exaustivamente o tema. O atendimento acontece dia e noite, inclusive finais de semana e feriados.

ASSUNTOS MAIS DEMANDADOS SOBRE GRIPE SUÍNA – 28/04/09
ASSUNTOS / Total
Definição da gripe suína 144
Informações gerais 97
Sintomas 80
Medidas de prevenção 68
Recomendações para viajantes internacionais 66
Situação epidemiológica no Brasil 56
Nota à imprensa 35
Alimentação e controle de doenças 28
Comunicado – Anvisa 17
Tratamento 17
Vacina 11
Orientações para viajantes de vôos internacionais que apresentarem sintomas 10
Total geral de “Gripe Suína” 629
Total do tema “Gripe e resfriado” 705

OUTRAS AÇÕES - Além do atendimento do 0800, o MS criou outros canais de comunicação para repassar informações sobre a ocorrência de casos em humanos de gripe suína e orientação aos viajantes. A Infraero está veiculando avisos sonoros sobre os sintomas da doença e os procedimentos a serem adotados pelos passageiros em 67 os aeroportos do país. Todas as providências estão sendo adotadas para que as tripulações das aeronaves de voos internacionais orientem os passageiros, ainda durante o voo, sobre sinais e sintomas da influenza suína.

A partir desta quarta-feira (29/4), os principais aeroportos do país passaram a reproduzir informações sobre a gripe suína em seu sistema de televisão. O objetivo é que haja o correto esclarecimento sobre a situação da doença no país, que seja evitada a automedicação e que todos estejam seguros sobre os procedimentos adotados pelas autoridades sanitárias brasileiras.

Na televisão, estão sendo veiculadas 53 inserções de lettering (comunicado em que uma voz narra um texto) em 8 emissoras de televisão, até o dia 30 de abril. Para as rádios, são cerca de 2.700 inserções de comunicado nas duas principais rádios de cada capital e duas redes nacionais (uma média de 50 em cada uma das 56 emissoras). Os dois jornais de maior circulação em cada estado publicarão 3 comunicados sobre o assunto (162 inserções, na soma total).

O Ministério da Saúde disponibilizou um hotsite com informações sobre a doença (no portal www.saude.gov.br), foram confeccionados 300 mil folders trilíngues (português, inglês e espanhol), que estão sendo distribuídos para 46 aeroportos de maior movimento no país, com informações para os viajantes; o internauta que buscar informações sobre o tema terá como uma das primeiras opções de resposta à pesquisa no Google, a página do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: