Estudantes de 57 instituições de ensino, de 14 estados, Brasília e EUA, disputam a competição da SAE BRASIL, de 19 a 22 de março
Piloto do Cefet Minas com juízes no primeiro dia de competição
Mais de mil estudantes de engenharia do Brasil e EUA chegam nesta quinta-feira (19), em Piracicaba, SP, para a tradicional Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS, que se estende até domingo (22). Na bagagem, os alunos de 57 instituições de ensino trazem 73 carros off-road, conhecidos como Baja SAE, para serem avaliados tecnicamente, por especialistas da indústria, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). A competição de engenharia é aberta ao público no domingo, às 9h, e o ingresso é 1 kg de alimento não-perecível. mapa
Reconhecida pelas principais empresas da área da mobilidade do País, como o principal programa de desenvolvimento de novos talentos da engenharia brasileira, a competição realizada pela SAE BRASIL, há 15 anos, desafia os universitários a projetarem, buscarem patrocínios e construírem os veículos off-road de acordo com o regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br
Assim, em Piracicaba, as equipes deverão apresentar seus projetos para uma banca de juízes e submeter os carros, num ambiente real, a rigorosos testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro de quatro horas, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual veículos e pilotos são desafiados no aspecto resistência.
Entre as 73 equipes inscritas (foram 70 em 2008), 72 representam 14 Estados brasileiros e o Distrito Federal, e uma é de Nova York. São Paulo possui 21 equipes, seguido do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com nove equipes cada, Minas Gerais com sete e Santa Catarina com cinco. Paraná e Pernambuco têm quatro equipes cada, Paraíba três e os Estados do Ceará, Espírito Santo e Pará contam com duas equipes cada. O Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte e o Piauí - estreante este ano - possuem uma equipe cada (ver lista). As equipes têm média de 15 estudantes.
Das 73 equipes (foram 70 em 2008) quatro são de instituições que participam pela primeira vez. São as equipes Bicho Minero, do Centro Universitário do Sul de Minas; Baja Unisc, da Universidade de Santa Cruz do Sul; Bajuina, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet PI); e a Amazon Baja, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet PA).
Ao final da competição, as duas equipes que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, que será realizada pela SAE International, de 16 a 19 de junho, em Milwalkee, nos Estados Unidos. Organizada há 40 anos, a competição norte-americana reúne mais de 100 equipes de vários países. Participante desde 1996, o Brasil é tetracampeão na competição.
Veículos - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, conta que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. "Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças", diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. "Isso comprova a importância da competição, um orgulho da SAE BRASIL", afirma.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19 (quinta-feira) – 14h às 17h50 - avaliações de segurança e inspeção técnica.
Dia 20 (sexta) – 9h às 17h50 - avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Dia 21 (sábado) – 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.
Dia 22 (domingo) - Às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h30, cerimônia de encerramento.
A competição é aberta ao público no domingo, às 9h. O ingresso é 1 kg de alimento não-perecível.
Equipes inscritas = 72 brasileiras + 1 dos EUA
SUDESTE
São Paulo (Interior) – (14 equipes / 12 instituições)
Escola de Engª de São Carlos da USP (EESC-USP) – equipes EESC-USP 1 e EESC-USP 2
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec Sorocaba) – equipe Nitro Baja Racing
Universidade Estadual Paulista de Bauru (Unesp Bauru) – equipe FEB-Unesp
Universidade Est. Paulista de Guaratinguetá – (Unesp Guaratinguetá) – equipe Piratas do Vale
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe Pirabaja
Universidade de Taubaté (Unitau) – equipe Bajeca
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing
Universidade Est. Paulista de Ilha Solteira (Unesp Ilha Solteira) – equipes Tec-Ilha 1 e Tec-Ilha 2
Faculdades Anhanguera – equipe Quadrilha B
Faculdade de Tecnologia de Moji Mirim (Fatec Moji Mirim) – equipe Pandora
Universidade Paulista de Campinas (Unip Campinas) – equipe Águia
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Baja Unicamp
Grande São Paulo – (8 equipes / 4 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) – equipes Poli Arsenal e Ecopoli
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 2 e Mauá 1
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipes Fatecnólogos 1 e Fatecnólogos 2
Minas Gerais – (7 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de EducaçãoTecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipes Cefast 1 e Cefast 2
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – equipe Saci Melpoejo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipe Cerrado
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – equipe Galileu
Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) – equipe Bicho Minero
Espírito Santo (2 equipes / 1 instituição )
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2
Rio de Janeiro (9 equipes /6 instituições de ensino)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipes Aedbaja e Aedbaja 2
Universidade Federal Fluminense – equipes VR Baja e Tuffão
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipes Poli Uerj Enquip e B.O.P.E. Baja
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mude Runer
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja
Faculdades Católicas – equipe PUC Rio Baja
CENTRO OESTE
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Piratas do Cerrado
SUL
Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – equipe Velociraptor
Universidade Federal de Santa Catarina – equipes UFSC Ilhéu e UFSC Uiraçu
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Ubaja
Instituto Superior Tupy – equipe Tupy Racing
Rio Grande do Sul (9 equipes / 8 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê
Universidade de Caxias do Sul – equipe Chimango
Universidade Regional Integrada – equipe Uribaja-05
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – equipe Bugio Racing
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja A e Bombaja B
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja UNISC
Paraná (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipes Piá de Baja e Piá de Baja 2
Universidade Tuiuti do Paraná – equipe Baja do Tio S/A
Universidade Positivo – equipe Tomelim
NORDESTE
Bahia (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira
Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing
Paraíba (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipe UFPBaja Indubtável
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet PB) – equipe Bajampa
Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco 1 e Corisco 2
Piauí (1 equipe / 1 instituição de ensino)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet-PI) – equipe Bajuina
Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará
NORTE
Pará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Pará – equipe Pará Pai D’Égua
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet-PA) – equipe Amazon Baja
EUA
Rochester Institute of Technology (RIT) – equipe Tigers
A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 5 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.
Onde e Quando
Quando - de 19 a 22 de março de 2009
Onde - ECPA - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo
sexta-feira, 20 de março de 2009
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15ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, em Piracicaba
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