Breaking News

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Senado elege presidentes de comissões e examina MP para contornar crise financeira no próximo dia 3


A próxima sessão deliberativa ordinária do Senado está marcada para terça-feira (3), às 14h. A pauta, de 60 itens, começa pelo Projeto de Lei de Conversão (PLV) 31/08 - proveniente da Medida Provisória (MP) 445/08 - que facilita crédito para empresas do ramo da construção civil com o objetivo de manter esse mercado aquecido e contornar os efeitos da crise financeira internacional . Também no dia 3, as comissões permanentes devem reunir-se para eleger seus presidentes.
Na segunda (23) e na terça-feira (24), não haverá sessão, devido ao feriado do Carnaval. As próximas sessões após o feriado serão não-deliberativas, destinadas a pronunciamentos dos senadores e a comunicados da Mesa, e estão marcadas para quarta-feira de Cinzas (25) e quinta-feira (26), às 14h, e para sexta-feira (27), às 9h.
Constam também da pauta da sessão deliberativa duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que acabam com o voto secreto para decisão sobre perda de mandato e uma que institui voto aberto para todas as deliberações do Congresso. As duas PECs poderão ser votadas em primeiro turno.
Antes da ordem do dia, está marcada a votação, em turno único, de dois requerimentos. O primeiro, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de inspeção e auditoria sobre operação de compra, pelo HSBC Bank do Brasil S.A, de carteira de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de sua Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame), administrada pelo antigo Banco Bamerindus do Brasil S.A. O segundo requerimento, do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), solicita ao TCU informações sobre auditorias e inspeções feitas em obras realizadas em Santa Catarina a partir de 2003.
Moradias
O PLV 31/08 - primeiro item da pauta - dispõe sobre a dispensa de recolhimento de parte dos dividendos e juros sobre capital próprio, no período de 2008 a 2010, pela Caixa Econômica Federal. O governo busca, com essa medida, beneficiar a construção de moradias, mediante a oferta de facilidades para o crédito destinado ao capital de giro das empresas da construção civil, segundo justificativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na prática, significa uma injeção de recursos para as empresas do setor que estão com dificuldades de acesso ao crédito, de modo a capitalizá-las para dar continuidade à construção de moradias.
Pelo PLV, o montante de dividendos e juros que a Caixa dispensará da cobrança será definido pelo ministro da Fazenda, respeitado o recolhimento mínimo de 25% do lucro líquido ajustado. Uma das mudanças feitas à MP original pelo PLV aprovado na Câmara é a obrigatoriedade de a Caixa disponibilizar o total dessas operações de empréstimos em seu sítio na Internet, além de encaminhar ao Congresso Nacional, até o último dia útil do mês subsequente, relatório semestral sobre as operações contratadas.
Outro item da pauta é o substitutivo ao projeto de lei da Câmara (PLC) 6/07 que trata de feriados forenses. O texto alternativo determina para efeito forense, além dos domingos e feriados, a suspensão de todos os prazos, audiências e quaisquer outras intercorrências processuais nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. Apresentado pela Comissão Diretora como a redação do vencido, para apreciação em turno suplementar pelos senadores, o projeto mantém como feriados para a Justiça Federal, inclusive nos tribunais superiores, os dias da Semana Santa, compreendidos entre a quarta-feira e o Domingo de Páscoa; a segunda e a terça-feira de Carnaval; e os dias 11 de agosto, 1 e 2 de novembro, acrescentando, porém, mais um feriado - no dia 8 de dezembro.
Poderão ainda ser votadas em primeiro turno as PECs 5/05 - que permite a brasileiros residentes no exterior eleger deputados federais - e 29/03 - que institui avaliação de indicadores de responsabilidade social. Essa segunda proposta representará o passo inicial para que venha a ser constituída uma Lei de Responsabilidade Social, a exemplo da atual Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quatro PECs também poderão ser apreciadas em primeiro turno: as de números 48/03, 38/04, 50/06 e 86/07. A PEC 48/03 determina que a aplicação de recursos destinados à irrigação para as Regiões Centro-Oeste e Nordeste, prevista na Constituição, deverá durar 30 anos, prorrogando-se, assim, o prazo previsto em vigor, de 25 anos. Pela proposta, a União deverá aplicar os recursos até 2019, e não até 2014. As PECs 38/04 e 86/07 estabelecem o voto aberto no Legislativo para a decretação de perda de mandato do parlamentar. Já a PEC 50/06 determina que todas as votações na Câmara, no Senado e demais deliberações do Congresso deverão ser feitas pelo voto aberto dos parlamentares.
Helena Daltro Pontual / Agência Senado

Nenhum comentário: