Breaking News

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Companhia aérea australiana fecha megacompra de 30 jatos E190 que estão nos EUA

Alliance Aviation anunciou o acordo com a empresa de leasing AerCap para receber aviões a partir de setembro. Jatos da Embraer estariam hoje a serviço da companhia aérea JetBlue.

Alliance Aviation, empresa australiana especializada no chamado ‘wet-leasing‘ (que inclui o fornecimento do serviço completo de operação de aviões a terceiros), anunciou nesta segunda-feira, 27, ter fechado a compra de 30 jatos Embraer E190 com a empresa de leasing AerCap.

Embora tenha dito apenas que as aeronaves estão operando por “uma companhia aérea dos EUA”, eles fariam parte da frota da JetBlue.

A companhia fundada pelo empresário David Neeleman tem um contrato de leasing de 30 E190 que havia sido fechado com a GECAS, empresa que foi assumida pela AerCap.

A JetBlue já havia revelado a intenção de retirar de serviço sua frota de aviões da Embraer até meados de 2025.

Frota de 63 E190

“Esta aquisição fornecerá à Alliance maior capacidade, acesso aos principais componentes, incluindo motores e capacidade operacional aprimorada”, afirmou o diretor administrativo da Alliance, Scott McMillan.

As aeronaves começarão a ser entregues em setembro em um processo gradativo que será concluído em janeiro de 2026. Os E190 passarão por um processo de revitalização antes de entrarem em serviço na Austrália.

A Alliance disse ainda que alguns aviões serão desmontados e seus motores e componentes usados para manter um estoque para o restante da frota.

A meta da empresa é ter 100 jatos em 2026, sendo 63 E190 e 37 Fokker 70 e 100.

Contrato com a Qantas ampliado

A Alliance tem se beneficado da retomada da demanda de passageiros da Qantas Airways, a maior transportadora australiana. Atualmente, 18 jatos E190 voam com as cores da subsidiária QantasLink em rotas entre cidades menores do país.

Na semana passada, a Alliance e a Qantas decidiram ampliar o acordo para 30 aviões brasileiros em wet lease.



Nenhum comentário: