Depois do lançamento adiado e faseado em diversos mercados, Portugal tem ficado de fora na estratégia da Samsung sobre o lançamento do Samsung Galaxy Fold. Mas esse cenário pode mudar em breve dada uma apresentação a realizar-se em Portugal no próximo dia 26 de novembro.
A mensagem “enigmática” diz apenas “Samsung dobra a aposta em Portugal”, claramente a apelar ao Fold, suportado por uma imagem com uma silueta que parece ser o Fold, prometendo partilhar mais detalhes em breve.
Em Outubro, o Galaxy Fold chegou a mais de 7 países europeus, incluindo a vizinha Espanha, com um preço de base de 2.000 euros. Dinamarca, Espanha, Finlândia, Polonia, Noruega, Suécia e Suíça juntaram-se à França, Alemanha e Reino Unido como os primeiros mercados europeus. Era expectável que Portugal se juntasse apenas numa terceira fase de comercialização.
Para além da versão "normal" a Samsung vai vender também a versão 5G, que tira partido das redes de nova geração que ainda não foram lançadas em muito territórios. O preço da versão base é de 2.000 euros, sendo que o modelo 5G vai custar 2.100 euros.
De recordar que apesar de ser a maior inovação do equipamento, o ecrã dobrável tem sido precisamente o seu ponto fraco, com várias avaliações negativas nos primeiros testes que antecederam a data inicialmente definida para o lançamento comercial, em junho deste ano, após o lançamento em fevereiro.
A Samsung fez o "mea culpa" e assumiu que o lançamento foi feito cedo demais, mas garante que tudo foi ultrapassado e que introduziu reforços adicionais para proteger melhor o smartphone de partículas externas, sem prejudicar a experiência de o dobrar, sendo que as suas dobradiças foram reforçadas com novas capas de proteção.
Para garantir uma maior proteção do ecrã foram introduzidas camadas de metal debaixo da sua superfície.