Breaking News

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Em breve, o Google Tradutor poderá traduzir textos em placas

O Google anunciou nesta sexta-feira (16), a compra da Startup Quest Visual, responsável pelo interessante aplicativo Word Lens. O programa é capaz de traduzir, em tempo real, textos impressos em placas, capas de livros e outras superfícies usando a câmera de smartphones – e a funcionalidade deve ser incluída no Google Tradutor, segundo comunicado emitido pelos desenvolvedores.

Os valores da transação não foram informados por nenhum dos dois lados, mas é a parte envolvendo o recurso a mais interessante. Com versões para Android, iOS e Glass, o Word Lens já servia como um bom ajudante para viajantes por oferecer tradução na hora, mesmo que um pouco falha, de textos em inglês, português, espanhol, russo, alemão e italiano.
Integrada ao Tradutor, a funcionalidade pode representar um avanço significativo no serviço do Google – que, por sua vez, ainda deve adicionar diversos outros idiomas e dicionários mais completos a essa tradução em tempo real. E esse é apenas uma das melhorias que podem aparecer no sistema desenvolvido pela Quest Visual.
É sempre bom lembrar que, além de possuir um serviço de tradução bem competente, o Google ainda é dono de uma das tecnologias de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) mais avançados do mercado. Usado no Street View, o algoritmo do recurso é o responsável por identificar os números das casas fotografadas pelos carros autônomos, além de ser capaz de resolver CAPTCHAS complexos com precisão de quase 100%.
Imagine, então, um aplicativo que traga os dicionários do Google, aliados ao sistema do Word Lens e a essa tecnologia de OCR. Pois esse, quem sabe, pode ser o Tradutor presente nos smartphones e no Glass em breve – embora ainda falte uma confirmação da empresa.
Se quiser conhecer o Word Lens, aproveite para baixá-lo agora: o app, com os pacotes de idiomas, está disponível de graça no Android e no iOS, ao menos enquanto a transição para o Google é feita.