“Vamos promover um fórum de debates de ideias e propostas para transformarmos a cidade num espaço mais humanizado e democrático, visando ampliar o acesso da população à moradia, ao saneamento básico, ao transporte e às políticas públicas que irão contribuir, ainda mais, com as melhorias e o desenvolvimento da cidade”, explicou Davi.
A Conferência das Cidades ocorre a cada três anos e é realizada em três etapas: municipal, estadual e nacional. Tem como um dos principais objetivos debater com todos os segmentos da sociedade o planejamento urbano da cidade, visando melhorar as condições de vida da população e avançar rumo ao desenvolvimento sustentável.
A Conferência de Americana contará com três expositores: o arquiteto Eder Roberto Silva, diretor do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo e membro do CREA/SP; o economista Fernando Vaz Pupo, ex-secretário de Habitação de Campinas e gerente de Cidadania da Sanasa; e de Maria José da Silva (Lia), presidente da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp).
Participam da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Americana, com direito a voz, todos os munícipes, e com direito a voz e voto, os representantes da sociedade organizada em entidades do movimento popular, dos sindicatos, dos empresários, dos Poderes Legislativo e Executivo, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas e ONG’s, que tenham atuação na área do desenvolvimento urbano.
A realização da 5ª Conferência de Americana é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com o apoio da Câmara Municipal de Americana, e é organizada por uma Comissão Preparatória, indicada pelo Poder Executivo, através de decreto.
O endereço da Câmara Municipal é Praça Divino Salvador, nº 5, bairro Girassol