Breaking News

sábado, 22 de janeiro de 2011

Na Campus Party, Bernardo defende internet barata e de qualidade

São Paulo, 20/1/2011 - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou na tarde desta quinta-feira da Campus Party 2011, considerada o maior evento de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo. A feira, que é realizada pela quarta vez no Brasil, reúne, na capital paulista, 6.500 participantes vindos de países como Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal e Reino Unido, além do Brasil.

No palco principal, o ministro das Comunicações falou sobre os desafios que o setor precisa vencer no Brasil. Bernardo afirmou que uma das principais metas do Governo Dilma é levar internet de alta velocidade, por um preço mais acessível, a todos os domicílios brasileiros. "No Brasil tem uma demanda crescente por serviços de internet em alta velocidade. Nós estamos trabalhando para que antes mesmo de 2014 o Plano Nacional de Banda Larga já tenha resultados visíveis", afirmou o ministro.

De acordo com dados apresentados no evento, mais de cinco milhões de domicílios brasileiros têm microcomputadores, mas estão sem acesso à internet.

Bernardo acrescentou que uma das medidas que podem ser adotadas pelo governo para ajudar na massificação da banda larga é a redução de alguns impostos que incidem sobre o serviço. Segundo ele, o Governo Federal já estuda essa possibilidade e alguns governos estaduais se manifestaram favoráveis à desoneração de impostos para o setor.


Tour pelo evento
Paulo Bernardo fez um tour por várias áreas do evento. O primeiro local a ser visitado pelo ministro foi a arena, onde estão localizados os palcos temáticos e o palco principal. A área abriga as zonas de Ciência (Astronomia e Espaço; Modding e Eletrônica; e Robótica), Criatividade (Social Media; Design, Foto e Vídeo; e Música), Entretenimento Digital Games e Simulação) e Inovação (Desenvolvimento; Software Livre; e Segurança e Redes). O ministro dirigiu um minicarro construído de material de sucata, que é guiado não por um volante, mas por um notebook recondicionado.

O ministro das Comunicações também visitou o acampamento, lugar onde os campuseiros (nome dado às pessoas que participam da Campus Party em tempo integral) ficam instalados, em barracas. Paulo Bernardo recebeu camisetas e conversou com alguns participantes.

Bernardo e o secretário-executivo do Minicom, Cezar Alvarez - que acompanhou o ministro durante toda a visita - também foram recebidos por personalidades importantes na realização do evento. O fundador da Campus Party, o espanhol Paco Ragageles, e um dos diretores brasileiros do evento, Mario Teza, conversaram com o ministro das Comunicações e com o secretário-executivo da pasta e discutiram assuntos de interesse do ministério.

Na sala vip na companhia Telefônica, o ministro conversou com o presidente da operadora. Ficou acertado que haverá uma audiência no Ministério das Comunicações para acertar o apoio da operadora ao plano de expansão da banda larga, que está sendo implementado pelo governo.

No final do evento, Paulo Bernardo visitou os stands do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: