Breaking News

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Glaucius Oliva assume a presidência do CNPq nesta quinta-feira (27)

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, dá posse ao engenheiro eletrônico Glaucius Oliva na presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) nesta quinta-feira (27), às 16:30h, na sede da instituição, em Brasília.

Na terça-feira (25) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do professor como o novo presidente do Conselho. Oliva graduou-se como engenheiro eletrônico em 1981 pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em física também na USP, e doutorou-se na Universidade de Londres em 1988 na área de cristalografia de proteínas.

O novo presidente já fazia parte da Diretoria Executiva do CNPq e vinha atuando como diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS), desde fevereiro de 2010. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq, Oliva criou e coordenou o Laboratório de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do Instituto de Física de São Carlos (Ifsc), onde até hoje é professor titular e do qual já foi diretor.

Hoje, é coordenador do Cepid do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e também do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT, Ministério da Saúde e Fapesp (INBEQMeDI).

Seus principais interesses de pesquisa estão centrados na estrutura e função de macromoléculas biológicas e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas tropicais. Foi responsável pela implantação da área de Cristalografia de Proteínas no Brasil e sua integração ao esforço nacional na área de fármacos e medicamentos. Como parte deste projeto coordenou vários experimentos de cristalização de proteínas em microgravidade, a bordo dos ônibus espaciais da Nasa, nos anos 1997-98, de forma pioneira no Brasil.

Oliva tem 136 artigos publicados em revistas internacionais, os quais foram citados cerca de duas mil vezes (Jan/2011) em outros artigos científicos (ISI). Também tem liderado projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Entre outros prêmios destacam-se sua indicação pela instituição de pesquisa médica americana Howard Hughes Medical Institute, como International Scholar, entre 1997-2001, e a escolha pelas norte-americanas Time e rede CNN, em 1999, como um dos 15 brasileiros a integrar a lista de "50 Líderes Latinoamericanos para o Novo Milênio".

Serviço:
Local: auditório do edifício sede do CNPq - SHIS Quadra 1 Conjunto B Ed. Santos Dumont
- Lago Sul
-Horário: 16:30h

Nenhum comentário: