PCs e banda larga se tornam mais populares entre classes mais pobres pela estabilidade econômica do Brasil, aponsta pesquisa TIC Domicílios 2009.
As lan houses perderam o posto de principal ponto de acesso à internet no Brasil em 2009.
As conexões domésticas corresponderam a 48% dos acessos nacionais no ano passado, contra 45% das feitas em lan houses, segundo a quinta edição da pesquisa TIC Domicílios 2009, divulgada nesta terça-feira (6/4).
Chamadas de Centro público de acesso pago pelo responsável pela pesquisa, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), as lan houses lideança entre os pontos mais populares de acesso à internet no Brasil em 2007 e 2008.
Centros públicos de acesso gratuito, chamados popularmente de telecentros, foram responsáveis por 4% dos acessos em 2009. Conexões pelo telefone celular contabilizam os 3% restantes.
A troca de posições tem relação com o aumento tanto na compra de computadores como na contratação de conexões de banda larga em 2009, segundo o NIC.br - ambas as categorias experimentaram as maiores taxas de crescimento desde 2005.
Segundo a pesquisa, 32% dos domicílios brasileiros possuem computadores, contra 25% em 2008. As conexões de banda larga estão presentes em 24% dos lares, contra os 18% registrados no ano passado.
Se considerarmos os apenas centros urbanos, as participações de PC e internet nos lares brasileiros sobem para 36% e 27%, respectivamente. O NIC.br estendeu sua pesquisa para moradores de áreas rurais apenas em 2008.
Os crescimentos na venda de PCs e conexões de banda larga refletem as condições econômicas favoráveis do Brasil durante 2009, e não alguma nova iniciativa de inclusão voltada especificamente ao setor, afirma o coordenador do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), Alexandre Barbosa.Os principais beneficiados pela conjuntura do país no ano passado, mostra a pesquisa, foram os que têm renda mensal de até três salários: em 2009, a banda larga atingiu 4% dos que ganham até um salário mínimo (contra 1% em 2008), 12% com renda entre um e dois salários mínimos (contra 5% em 2008) e 30% com renda entre dois e três salários mínimos (contra 17% em 2008).
A pesquisa aponta para um cenário que deverá se aprofundar nos próximos anos em que a lan house perde espaço como simples ponto de acesso para as conexões domésticas, mais acessíveis às classes menos abastadas, e se transformam em centros de serviço para a comunidade.
"Conforme você tem PC em casa, não vai mais à lan house", afirma Barbosa.
Além da manutenção da estabilidade financeira, programas que oferecem conexões de banda larga a preços populares (já disponíveis em São Paulo, por exemplo) e a discussão sobre o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal apontam para uma popularização ainda maior da banda larga entre as classes mais pobres.
A TIC Domicílios 2009 foi realizada com 21.498 entrevistados entre 21 de setembro e 27 de outubro do ano passado nas cinco regiões brasileiras. O estudo pode ser acessado na íntegra no site do NIC.br.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Home
/
acesso à internet no Brasil
/
banda larga
/
conexão via lan house
/
PCs
/
PCs e banda larga
/
Acesso residencial à web supera conexão via lan house no Brasil
Acesso residencial à web supera conexão via lan house no Brasil

About Kemp Missões
Sora Blogging Tips is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design. The main mission of sora blogging tips is to provide the best quality blogger templates.
Older Article
Programa MegaBônus: Uma oportunidade de negócio que pode mudar a sua vida e a de muitas pessoas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário