Breaking News

domingo, 25 de outubro de 2009

Belo Horizonte é a primeira “capital digital” brasileira

Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, fala durante cerimônia de inauguração pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do novo ponto de acesso gratuito à internet para a população em Belo Horizonte, garantido pelo Projeto BH Digital, parceria do Ministério das Comunicações com a prefeitura da cidade. (Foto: Fabrício Fernandes/Ascom/Ministério das Comunicações)

Lula lança na capital mineira nova etapa do programa BH Digital, que dá acesso gratuito à internet para a população e leva conexão de banda larga a órgãos públicos.

Belo Horizonte – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quarta-feira, 21 de outubro, em Belo Horizonte, um novo ponto de acesso gratuito à internet para a população, por conta do Projeto BH Digital, parceria do Ministério das Comunicações com a prefeitura da cidade. O termo que transformou a capital mineira em Cidade Digital foi assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e pelo prefeito Márcio Lacerda. O Projeto BH Digital permite que a população acesse internet em banda larga sem fio gratuitamente e conecta à rede mundial de computadores cerca de 400 órgãos públicos, associações, entidades e ONGs.
Na cerimônia, Lula explicou o objetivo do Estado ao promover a inclusão digital: “Criar as condições para que as pessoas mais pobres subam os degraus para conquistar o seu espaço na sociedade brasileira”. Graças à parceria do governo federal com a prefeitura, quem tem computador com placa de rede sem fio ou celular wi-fi pode acessar a internet gratuitamente em 13 regiões de Belo Horizonte. Os pontos de conexão são chamados de hotspots.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ressaltou o fato de Belo Horizonte ser a primeira capital brasileira a tornar-se uma Cidade Digital, levando internet gratuita a vilas e comunidades populares. “São cerca de 400 órgãos públicos e entidades conectadas de graça com velocidade de 1 mega”, disse. Ele informou que o ministério trabalha para criar outros 20 projetos de Cidades Digitais pelo país.
“É um trabalho extraordinário o que estamos fazendo na inclusão digital”, disse o ministro. Segundo Hélio Costa, o programa de inclusão digital do Brasil é o mais audacioso da América Latina. “Encontramos o caminho para que o Brasil acordasse para a inclusão digital”, afirmou.
PresençaA cerimônia de assinatura contou com a presença da ministra-chefe da Casa-Civil, Dilma Rousseff; do ministro das Cidades, Márcio Fortes; e do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Também participaram o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, além de parlamentares de Minas Gerais.
Para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o acesso à internet em banda larga sem fio de graça para amplos segmentos da população traz modernidade para a capital mineira. “É um projeto que constrói o futuro aqui em Belo Horizonte”, comentou.
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, se disse satisfeito com a parceria entre a prefeitura e o governo federal. “Hoje, o BH Digital dá resultados animadores. Tanto que só o Ministério das Comunicações investiu mais de R$ 3 milhões para que pudéssemos avançar e estamos assumindo o compromisso de ampliar o programa”, disse o prefeito.
A iniciativa do governo federal e prefeitura municipal garante conexão em infra-estrutura de acesso à internet em banda larga sem fio a 100 mil estudantes, mais de 250 associações de bairros, igrejas, ONGs e a 50 órgãos da administração pública municipal.
CoberturaA área de cobertura da rede de comunicação é de 340 quilômetros quadrados, o que abrange cerca de 95% de Belo Horizonte, e atende inclusive locais de grande concentração popular, como o Parque Municipal, a Praça da Liberdade, a Rodoviária, a Praça da Pampulha, o Parque das Mangabeiras, as comunidades Aglomerado Cafezal e Vila Papagaio, além das praças Sete de Setembro e da Estação.
A instalação de pontos de conexão, os chamados hotspots, nessas 13 localidades permite o acesso livre à população em geral, que poderá navegar na internet por até duas horas por dia utilizando equipamentos de informática, como notebooks, netbooks e smartphones, por exemplo. Até 2012, a previsão é que esses pontos de acesso cheguem a 50 locais de Belo Horizonte.
A infra-estrutura da rede sem fio em Belo Horizonte é composta por nove estações de rádio base central, com torres de 30 metros de altura distribuídas pelo município. O acordo de cooperação da prefeitura com o Ministério das Comunicações permite que ambulâncias tenham conexão à rede de seus equipamentos de voz, dados e imagem.
Na área de segurança pública, a parceria garantiu a instalação de 500 câmeras de vídeo em edifícios públicos com transmissão de imagens em tempo real. O projeto também assegura o monitoramento simultâneo de 3 mil ônibus, possibilitando o controle dos bilhetes de viagem. O tráfico da cidade ganhou dispositivos móveis para controle e monitoramento, com o funcionamento de 520 semáforos sem fio.
Augusto Henriques – ASCOM/Ministério das Comunicações

Nenhum comentário: