Breaking News

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Jogos Mundiais Militares de 2011 impulsionam a candidatura Rio 2016


O lançamento oficial dos Jogos Mundiais Militares de 2011, realizado nesta sexta-feira, dia 18, reforçou a sinergia entre o evento e a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Durante a cerimônia, no Forte de São João, na Urca, o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o ministro do Esporte, Orlando Silva; o governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes e o secretário geral da candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório lembraram o alinhamento entre os projetos e a vocação do Rio de Janeiro para receber grandes competições esportivas.


Esta é a primeira vez que um país das Américas recebe os Jogos Mundiais Militares. A competição acontecerá entre os dias 17 e 24 de julho de 2011 e reunirá 5 mil atletas de 110 países. “Este é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. O Rio de Janeiro reúne todos os fatores para garantir o êxito dos Jogos, como o esforço contínuo pelo desenvolvimento do esporte e a hospitalidade dos moradores. Estes valores também são importantes na candidatura pelos Jogos Olímpicos de 2016. É importante que o movimento olímpico abra suas portas para todos os continentes. A disputa é difícil, mas acredito que se o Movimento Olímpico deseja continuar falando de universalidade, precisa tomar atitudes que mostrem essa universalidade”, disse o general italiano Gianni Gola, presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar.


A preparação do Rio de Janeiro está alinhada com o projeto da candidatura para os Jogos Olímpicos de 2016. Instalações construídas ou reformadas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e que fazem parte do projeto Rio 2016 – Maracanãzinho, Parque Aquático Maria Lenk, Complexo Esportivo de Deodoro e Estádio Olímpico João Havelange – serão palco das disputas dos Jogos Mundiais Militares. Além disso, a Vila de Atletas será utilizada como “Os Jogos Mundiais Militares são mais um grande capítulo da história esportiva do Rio de Janeiro, depois dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. E estamos trabalhando para que esta história continue no dia 2 de outubro, com a escolha da cidade como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Os Jogos Mundiais Militares são mais um ponto a favor da candidatura, pois representam mais equipamentos e mais infraestrutura para a cidade”, explicou o governador Sérgio Cabral.


O evento no Forte da Urca contou com a presença de medalhistas olímpicos como Adriana Samuel (prata em Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000 no vôlei de praia), Adriana Behar (prata em Sydney 2000 e Atenas 2004 no vôlei de praia) e Bernard (prata em Los Angeles 84 no vôlei). Para o secretário geral do Comitê Rio 2016, os Jogos Mundiais Militares são mais um passo na caminhada do Rio de Janeiro rumo aos Jogos Olímpicos. “A duas semanas da escolha da sede dos Jogos de 2016, gostaria de agradecer às Forças Armadas e aos três níveis de governo o apoio nessa empreitada, que não é só do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil. Os Jogos Mundiais Militares são muito importantes para o projeto Rio 2016. Estamos contando com as instalações, com o pessoal especializado e com os recursos tecnológicos das Forças Armadas”, disse Carlos Roberto Osório.


Durante os oito dias dos Jogos Mundiais Militares, os atletas disputarão medalhas em 20 modalidades: pentatlo aeronáutico, basquete, pentatlo militar, pentatlo naval, paraquedismo, tiro, basquete, futebol, vôlei, natação, triatlo, atletismo, hipismo, pentatlo moderno, vela, boxe, esgrima, taekwondo, judô, vôlei de praia e corrida de orientação. “O Rio de Janeiro realizará Jogos Mundiais Militares inesquecíveis, com operação e instalações de alto nível. E será um marco na preparação dos Jogos Olímpicos de 2016, caso a cidade seja escolhida como sede. Vamos mostrar o comprometimento do Brasil com a juventude, o esporte e a paz”, disse o Ministro do Esporte, Orlando Silva.

Nenhum comentário: