O Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP) ou ainda TAV Brasil é um projeto do governo federal de trem de alta velocidade ou de média velocidade com a função de interligar as duas principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Um projeto antigo e original já previa, desde 2004, a instalação de um ramal de trem rápido entre Campinas e São Paulo, denominado trem Expresso Bandeirantes, cujo projeto, desde janeiro de 2007, foi "congelado".[1] Como alternativa, o novo estudo técnico de viabilidade sobre o traçado preliminar do trem de alta velocidade ("trem bala"), incluiu ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa só linha de 518 km de extensão.[2]
O projeto marca a retomada do Brasil no investimento em transporte ferroviário, depois de quase meio século de degradação da malha ferroviária nacional. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou que o trem-bala estará pronto integralmente para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no país[3].
Além da integração de três regiões metropolitanas, o TAV ligará os dois maiores aeroportos internacionais do Brasil: Guarulhos e Tom Jobim, além de Viracopos. Haverá também uma parada no Campo de Marte, aeroporto de pequeno porte em Santana, na zona norte da capital paulista[4].
O projeto marca a retomada do Brasil no investimento em transporte ferroviário, depois de quase meio século de degradação da malha ferroviária nacional. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou que o trem-bala estará pronto integralmente para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no país[3].
Além da integração de três regiões metropolitanas, o TAV ligará os dois maiores aeroportos internacionais do Brasil: Guarulhos e Tom Jobim, além de Viracopos. Haverá também uma parada no Campo de Marte, aeroporto de pequeno porte em Santana, na zona norte da capital paulista[4].
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