
Há quatro fatores que determinam o valor de um diamante lapidado: cor, pureza, peso em quilates e corte. Com os novos aparelhos, que se juntam a uma balança de precisão já disponível no laboratório, estas variáveis, com exceção da pureza, passam a ser determinadas por máquinas especialmente desenvolvidas para a graduação de diamantes, poupando tempo e diminuindo a subjetividade na emissão de certificados de qualidade.
De acordo com o pesquisador Jurgen Schnellrath, responsável pelo Laboratório de Gemologia do Cetem, com a nova aparelhagem será possível desenvolver uma metodologia própria para a graduação de diamantes lapidados, capacitando o Centro a emitir certificados completos de graduação de diamantes.
Com base nos dados contidos nestes certificados é possível, por meio de consultas a tabelas de preço, determinar o valor de um diamante lapidado. O laboratório poderá oferecer serviços avulsos, como a simples determinação da cor, ou um relatório minucioso sobre a qualidade da lapidação de um determinado diamante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário