Breaking News

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Infraero capacita gestores de Recursos Hídricos para os aeroportos

Buscar novas formas de racionalizar o uso de água nos 67 aeroportos da rede Infraero. Com esse objetivo, 30 gerentes das áreas de Engenharia, Manutenção, Meio Ambiente e Planejamento estão reunidos no primeiro Curso de Gestão dos Recursos Hídricos, realizado no último dia 8, em São Carlos (SP).
O treinamento é um dos nove projetos de pesquisa oriundos de um protocolo de intenções entre a Infraero e a Agência Nacional de Águas, que ocorreu por meio de uma chamada pública realizada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério de Ciência e Tecnologia. A Finep é a gestora financeira dos recursos aplicados nos projetos, que tem origem no Fundo Setorial CT-Hidro e em investimentos da Infraero. A parceria entre Infraero e Finep foi firmada em convênio, onde as duas partes entram com valores equivalentes.
O curso de "Capacitação de Gestores de Recursos Hídricos de Aeroportos" está a cargo do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA), sob a coordenação do Prof. José Galizia Tundisi, reconhecido internacionalmente por seu trabalho na área.
A programação envolve aulas práticas e teóricas, buscando contextualizar a realidade de cada aeroporto representado na bacia hidrográfica em que está inserido. O trabalho é desenvolvido com foco na gestão dos recursos hídricos, qualidade da água, legislação e serviços ambientais. Ao longo da programação, são previstos espaços para debates, onde os representantes de cada aeroporto poderão discutir as questões relacionadas à realidade da sua própria dependência.
Segundo a coordenadora do evento, Rogelma Pereira, a Infraero tem diagnósticos de recursos hídricos de 48 aeroportos ainda não implementados totalmente. “Queremos que os participantes possam colocar essas idéias em prática. Estamos dotando os funcionários com uma ferramenta para gerir melhor a água”, afirmou.
Este primeiro evento é destinado aos profissionais dos aeroportos das regiões Norte e Nordeste. Nos dias 18 a 22 de maio haverá um outro curso para gerentes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando outros 30 serão capacitados.
Assessoria de Imprensa Infraero

Nenhum comentário: