Dentre os carros verdadeiramente especiais, os da Aston Martin têm certamente um lugar especial reservado. O mais especial de todos, o One-77, já tem data para estrear e lugar. O primeiro modelo funcional, que a Aston chama de conceito, mas que é quase a versão de produção em série, aparecerá no dia 24 deste mês no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no lago Como, na Itália.
O One-77 custará 1,05 milhão de libras esterlinas, sem impostos. É uma enormidade de dinheiro (R$ 3,37 milhões ao câmbio de hoje), que por si só poderia selecionar a clientela do carro, limitada a 77 felizes proprietários, mas só compra um One-77 quem for convidado pela empresa. Considerando que cada unidade será feita à mão, em alumínio, por um mestre metalúrgico e seus aprendizes, é um privilégio e tanto.
O motor do carrão será um V12 de 7,3 litros e 700 cv, uma evolução do 6-litros usado no DBS, preparado com a ajuda da Cosworth. Para ter idéia do que foi conseguido nesta preparação especialíssima, o peso do motor foi reduzido em 25%! Ele é montado 257 mm atrás do eixo dianteiro, o que o torna um carro com motor central dianteiro, uma ajuda e tanto no equilíbrio dinâmico das massas do veículo
A transmissão é uma manual automatizada de seis marchas, com trocas por aletas atrás do volante. A máxima deve passar dos 360 km/h e o 0 a 100 km/h não será muito superior a 3,5 s, o que, considerando os 1.500 kg do One-77, é um feito extraordinário.
Nem seria preciso tanta informação para se admirar com o carro. Bastaria olhar suas belas rodas de aro 20” com pneus Pirelli P Zero Corsa de 255/35 ZR20 na dianteira e 335/30 ZR20 na traseira para respeitar essa obra-prima de alumínio. Pena é saber que apenas 77 serão fabricados, mas isso faz sentido em um carro tão único. Um só já nos deixaria de queixo caído. Especialmente sendo tão bonito.
Obra de arte sobre rodas custará 1,05 milhão de libras esterlinas e irá de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 s
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário