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sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Windows 7 terá Direct3D 10 via software

Muitos reclamam da exigência de uma nova placa de vídeo quando querem rodar os games mais recentes. Exemplo simples: o game Crysis pode ser um jogo Direct3D 10, mas se você tiver apenas uma placa baseada em Direct3D 9, o jogo não rodará com todos os efeitos possíveis. Mas isto vai mudar com o Windows 7.No Windows 7 você terá a mesma fidelidade gráfica e detalhes de uma aplicação que exija o DirectX 10, mesmo que a sua placa nem suporte DirectX! Isso é possível devido a dois novos recursos: o Direct3D 10Level9 e Direct3D WARP10.

O Direct3D 10Level9 permite a execução de aplicações Direct3D 10 em placas de vídeo que suportem até Direct3D 9. Com isso, os detalhes gráficos serão os mesmos, mas a velocidade de renderização será menor, se comparada com uma placa de vídeo que suporte o DirectX10.O WARP (Windows Advanced Rasterization Platform) é a implementação completa do Direct3D 10 via software, permitindo o uso do processador do computador, e não o processador da placa gráfica, para lidar com os gráficos. Ele é capaz de fazer o anti-aliasing até 8xMSAA e filtragem ansiotrópica.O que é interessante é sua paridade com dispositivos Direct3D 10 nativos. O artigo na MSDN descreve "a maioria das imagens aparecem quase idênticas entre o hardware e o WARP10, onde as pequenas diferenças que as vezes podem ocorrer estão dentro das tolerâncias definidas pela especificação Direct3D 10".A questão é o quão boa é sua execução? O artigo da MSDN compara o Crysis rodando com o WARP10 em 800 x 600 com as configurações gráficas mais baixas em máquinas com diferentes processadores:

Agora compare esse resultado com o das placas de vídeo:
A performance é ruim, pois no cenário WARP10 a CPU não está apenas renderizando o jogo, mas também continua a processar tudo mais que a placa de vídeo processa. Levando isso em consideração, é um grande avanço conseguir rodar o jogo Crysis. Obviamente isso não é plausível para gamers, mas é muito útil para desenvolvedores.

"Nós não vemos o WARP10 como um substituto para o hardware gráfico, principalmente com placas de vídeo que suportam DirectX10 custando a partir de US$ 25. O objetivo do WARP10 é permitir que as aplicações visem o hardware Direct3D 10 sem ter que usar diferentes caminhos de código ou requisitos de testes quando executadas em hardware ou via software".

Quem pode tirar vantagem deste tipo de recurso são aplicações de CAD, simuladores, aplicações médicas, entre outras..

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