Quarto protótipo do KF-21 é o primeiro biposto (versão com dois assentos) e será usado para testar radar AESA. Foto: DAPA.
KF-21 é o primeiro caça desenvolvido e produzido na Coreia do Sul. Programa terá dois protótipos de dois assentos. Foto: DAPA.A Coreia do Sul atingiu mais um importante marco para o caça KAI KF-21 Boramae na última segunda-feira (20), com o primeiro voo do quarto protótipo. Esta também é a primeira aeronave de dois assentos do programa que visa desenvolver um substituto para os veteranos F-4 Phantom e F-5 Tiger da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF).
Semelhante aos modelos antecessores, a aeronave decolou da 3ª Ala de Treinamento de Voo da ROKAF, em Sacheon, onde a KAI tem um centro de testes em voo. O KF-21 biposto permaneceu 34 minutos no ar, com os trens de pouso estendidos, acompanhado em voo por um jato T-50 Golden Eagle.
Embora tenha dois assentos, o voo foi realizado com apenas um piloto, tendo em vista o objetivo de confirmar a estabilidade da aeronave. O voo do protótipo biplace também ocorre pouco mais de um mês depois que o KF-21 fez seu primeiro voo supersônico.
Segundo a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), o KF-21 biposto será usado para testar o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e as diferenças de efeitos entre os aviões de um e dois lugares. A expectativa é que os dois protótipos remanescentes voem ainda no primeiro semestre de 2023, incluindo mais um modelo biposto.
Ainda que apresente um desenho similar aos caças stealth F-22 Raptor e F-35 Lightning II dos EUA, o KF-21 é um jato de combate de 4.5 geração, que incorpora elementos de furtividade em seu desenho, mas carrega seu armamento em cabides nas asas e fuselagem, o que aumenta drasticamente seu retorno radar. Ao contrário dos modelos norte-americanos, a Coreia do Sul quer uma versão biposta para o treinamento de pilotos e outras missões. Atualmente o único caça stealth com dois assentos é o J-20 chinês.
Lançado em 2015, o programa do KF-21, avaliado em US$ 6,9 bilhões, busca o desenvolvimento de um caça avançado de 4.5 Geração, o primeiro do tipo projetado e construído na Coreia do Sul. Cabe lembrar que o KAI T-50 Golden Eagle, um treinador/caça leve supersônico, foi desenvolvido numa grande parceria com a Lockheed Martin e o próprio governo dos Estados Unidos. Apesar de ter componentes importados, como os motores F414 da General Electric, seu projeto é local.
O projeto é realizado em parceria com a Indonésia, que detém 20% das ações, e com a GE Aviation, responsável por fornecer os motores F414, os mesmos utilizados no SAAB JAS 39E/F Gripen e o F/A-18E/F Super Hornet. A Martin-Baker produz os assentos ejetáveis Mk.18. A KAI quer iniciar a produção da aeronave em 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário