Breaking News

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Ceitec participa de desafio para startups em parceria com a Embrapa

A final do desafio de startups Ideas For Milk reuniu mais de 140 empresas no Cubo, em São Paulo, em busca de soluções para fronteiras tecnológicas no campo
A Ceitec S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), participou nesta sexta-feira (22), em São Paulo, da final do desafio de startups Ideas For Milk, promovido pela Embrapa. O desafio tem o objetivo de selecionar empresas nascente de base tecnológica que apresentem soluções inovadoras para o agronegócio.
A startup vencedora deste ano é a VoluTech, que se destacou entre outras 7 startups apresentando um dispositivo portátil para rastreabilidade da qualidade do leite. O dispositivo analisa a qualidade do leite cru na fazenda a partir de sua composição química. Os dados são enviados para nuvem e acessados por meio de aplicativo, que permite ao produtor tomar decisões rapidamente. A solução gera informações seguras para rastreabilidade do leite.
Como parte da premiação, a Ceitec irá levar a empresa vencedora para conhecer suas instalações em Porto Alegre e oferecer a oportunidade de integrar seus produtos e serviços à solução da startup vencedora.
“Nós temos uma grande expectativa com a Ceitec, porque com a produção de chips, eles têm algo que o setor precisa e podem colaborar com esse avanço tecnológico, ” afirmou o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. “Vimos aqui um grupo de jovens que acham possível fazer a diferença com soluções complexas, porém de fácil manuseio, que integradas ao setor de lácteos podem oferecer tecnologias de TICs genuinamente brasileiras para o uso de produtores brasileiros. ”
Realizado neste ano no Cubo, em São Paulo, um dos mais importantes hubs de empreendedorismo da América Latina, é a primeira vez que a Ceitec S.A. participa do desafio. Na opinião do diretor da Ceitec, Tadeu Lorenzi, com mais de 140 empresas presentes interessadas em se conectar e buscando soluções para fronteiras tecnológicas no campo, o resultado do evento foi positivo.
“Aqui estamos trabalhando com fomento e inovação, que são atribuições do ministério”, ressaltou. “Já trabalhamos há mais de seis meses com a Embrapa em outros eventos, como o Vacathon. Estamos em uma ponta da inovação, na fabricação de semicondutores e estamos buscando junto com a Embrapa a outra ponta, que são tecnologias e soluções que possam se beneficiar disso, como o gado leiteiro. ”
O Embrapa Ideas for Milk tem o intuito de contribuir para a cadeia produtiva do leite no Brasil. Entre as iniciativas do programa, além do desafio de startups, estão o Vacathon, uma maratona de programação voltada para soluções em TI no setor e a Caravana 4.0, que visita universidades, eventos de inovação e comunidades startup em todo o Brasil para conversar sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agritech e de inovação para o leite.