Breaking News

domingo, 18 de outubro de 2015

Votorantim entra no mercado de energia eólica com investimento de R$ 1,13 bilhão


A Votorantim anunciou a entrada na geração de energia eólica, com investimento de R$ 1,13 bilhão na construção de sete parques eólicos no Nordeste do Brasil, com capacidade instalada de 206 MW e início de operação previsto para 2018. É a primeira vez que a Votorantim atua na geração de energia eólica, que se soma à tradição em energia hídrica da companhia.

“Esse projeto é um marco na história da Votorantim, pois representa nossa entrada no mercado de energia eólica. Diversificamos nossa matriz energética ao ampliarmos nossa geração com mais uma fonte de energia limpa, com tecnologia de ponta e inovadora. Demos o primeiro passo para crescer no mercado de energia eólica”, diz João Miranda, diretor presidente da Votorantim Industrial.

O investimento nos sete parques eólicos será realizado no Estado do Piauí e representa 93 MW médios de energia assegurada, que foram comercializados no 22º Leilão de Energia Nova, promovido em agosto pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

 Essa energia será destinada ao mercado regulado, a partir de janeiro de 2018, num contrato com duração de 20 anos. Novo mercado de atuação A Votorantim historicamente investe na geração de energia voltada às suas atividades industriais, com um parque gerador com capacidade instalada de 2.604 MW, sendo 32 usinas hidrelétricas e 5 usinas de cogeração.

Criada em 1996 para gerir os ativos energéticos da companhia, a Votorantim Energia especializou-se na construção e operação de usinas hidrelétricas, bem como na gestão de energia para garantir a competitividade às empresas da Votorantim. “Ao longo dos anos, desenvolvemos uma expertise junto às empresas da própria companhia que nos gerou um diferencial na oferta de serviços para outros clientes, na compra e venda de energia, gestão comercial e eficiência energética”, diz Fabio Zanfelice, presidente da Votorantim Energia.
Esse novo foco de atuação transformou a Votorantim Energia na terceira maior comercializadora do país, com uma carteira com mais de 100 clientes em 2015, incluindo empresas de diversos portes e segmentos. “Nossa principal responsabilidade é garantir a energia a preços competitivos, com riscos reduzidos, compartilhando com os clientes nossa experiência em gestão energética adquirida em todos esses anos”, completa Fabio Zanfelice.

Os novos parques eólicos Após um profundo estudo do mercado eólico, a Votorantim adquiriu sete parques no interior do Piauí, para marcar a sua entrada nesse negócio e ampliar a matriz de geração da companhia. Com um total de 206 MW de capacidade instalada, produzidos por 98 aerogeradores fabricados pela espanhola Gamesa, a construção dos sete parques eólicos será iniciada em 2016 e a geração de energia está prevista para janeiro de 2018.

 O projeto apresenta diferenciais competitivos quanto à localização e à proximidade ao sistema de transmissão. Além disso, a venda da energia para o mercado regulado, por um prazo de 20 anos, garante a solidez financeira do projeto e um planejamento de longo prazo à Votorantim.

Cerca de 10% da energia gerada por esses parques poderão ser destinados para atrair novos clientes para a autoprodução e outras formas de comercialização. “Além de oferecer ao mercado um mix de energias limpas – eólica e hídrica –, também vamos buscar clientes interessados em investir em autoprodução de energia eólica”, afirma Raul Cadena, diretor Financeiro da Votorantim Energia.