Breaking News

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aniversário de Jean Bernard Léon Foucault é lembrado em Google do Doodle

O físico francês Jean Bernard Léon Foucault é o grande homenageado pelo Doodle do Googledesta quinta-feira (18), data em comemoraria 194 anos. A página principal do buscador ganhou uma ilustração que representa o mais famoso feito do cientista, o Pêndulo de Foucault. A experiência é capaz de demonstrar o movimento de rotação da Terra em relação a um determinado referencial.
Pêndulo de Foucault ilustra o Google nesta quarta (Foto: Divulgação)Pêndulo de Foucault ilustra o Google nesta quarta (Foto: Divulgação)
No Doodle, que é interativo, o pêndulo é inserido em uma espécie de relógio, que coloca a esfera em uma posição adequada às horas daquele momento e se movimentando lentamente. Conforme o tempo vai passando, ela vai mudando de posição. Caso o usuário queira, pode clicar no ícone de relógio para posicioná-la em outro lugar e alterar a direção do movimento.
O Pêndulo do Foucault
O experimento recebeu este nome porque, em 1851, Léon Foucault realizou a primeira demonstração do movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo. Seu método foi pendurar um enorme pêndulo, com uma esfera de 30 kg suspensa por um fio de 67 metros de comprimento, no Panteão de Paris.
Pêndulo é uma das maiores experiências de Foucault (Foto: Freemages)Pêndulo é uma das maiores experiências de Foucault (Foto: Freemages)
Durante o movimento do pêndulo, uma quantidade de areia descia da esfera e mostrava que sua trajetória não era exatamente igual a cada período. Se fosse considerado um ponto centrado ao nível do ponto de fixação do pêndulo, ou seja, caso a Terra ficasse constantemente inerte, ela oscilaria no mesmo plano.
Porém, com a rotação do planeta, isso não acontece e a esfera do pêndulo acaba se movendo de forma irregular. Em termos matemáticos, ele descobriu ainda que o tempo para uma rotação completa do plano de oscilação, considerando latitude λ, é dado por T(λ) = 24/sen λ, onde “sen” é o seno do ângulo e o tempo expressa-se em horas.
Portanto, nota-se que os únicos lugares em que o tempo de rotação completa do plano de oscilação do pêndulo de Foucault é igual a 24 horas, como o da Terra, são nos pólos norte e sul, onde λ = 90 graus. Afinal, o seno de 90 é igual a 1 e, portanto, a conta seria apenas 24 divididos por 1.
Vida e obra do físico
Após esta comprovação, no ano seguinte, Foucault provou novamente o movimento, agora com um giroscópio, e se tornou ainda mais reconhecido. Em 1855, recebeu a cobiçada Medalha Copley da Royal Society por suas “notáveis pesquisas experimentais” e também recebeu a honra de ser nomeado físico do Observatório Imperial de Paris. Mas antes disso Foucault já trabalhava bastante.
Foucault é um dos maiores físicos da história (Foto: Reprodução/biography.com)Foucault é um dos maiores físicos da história
(Foto: Reprodução/biography.com)
Nascido em 18 de setembro de 1819 e filho de um publicitário, Jean Bernard Léon Foucault começou sua carreira estudando fotografia com L.J.M. Daguerre, se tornou assistente de Alfred Donné em palestras sobre anatomia microscópica e com A.H.L Fizeau passou a fazer experiências sobre a luz e o sol. Foi só em 1850 que se tornou relevante, ao fazer o “experimento de Foucault-Fizeau”, que provou que a luz viaja mais lentamente do que a água no ar.
Em 1855, após as honrarias recebidas, descobriu as “correntes de Foucault”, induzidas em materiais condutores sujeitos a fluxos magnéticos variáveis. Em 1857, mais um experimento com seu nome, o “teste de Foucault”, cujo objetivo é comprovar se um espelho é perfeitamente esférico ou se possui um desvio não-esférico, usando uma luz em forma de ponto no centro da curvatura refletida de volta a uma fenda.
Antes de falecer, de esclerose múltipla em 1868, Foucault foi eleito ainda um membro do Bureau des Longitudes, da Légion d’Honneur e da Royal Society de Londres. Seu túmulo fica no cemitério de Montmartre, em Paris.
Confira um vídeo mostra o funcionamento do Pêndulo de Foucault: